Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

quarta-feira, 24 de março de 2010

Circuítos motores:Em alguns momentos o brincar pode ser dirigido!!

Há uma variedade de modos de brincar, há um brincar que considera a aprendizagem de conteúdos, há o brincar livre e o brincar dirigido.

O importante é que a criança BRINCA!!!

reflexão:

Nós temos, na nossa escola, a possibilidade de “brincar” com crianças de diferentes faixas etárias?

Temos a possibilidade de brincar com a atenção e a observação dos professores para o que belamente produzimos enquanto brincamos?

Este mês, fizemos alguns circuítos motores dirigidos na escola. Estes circuítos são pensados estrategicamente pelas professoras visando a Relação espacial corporal e também a desenvolver os aspectos relacionados ao eixo movimento. De acordo ao RCNEI, este eixo incorpora dois seguimentos:

Expressividade

  • Experimentação de sensações;
  • Na linguagem gestual/movimento corporal
  • Expressões faciais
  • Brincadeiras que envolvam percepção rítmica, identidade de segmentos do corpo e contato físico.
Equilíbrio e coordenação
  • Experiências posturais e motoras variadas;
  • Organização de ambiente com materiais que propiciem descoberta e exploração do movimento
  • Atividades que aperfeiçoam as capacidades motoras das crianças.

O mais interessante desta nossa “estratégia” é que a crianças assumem os rumos da sua própria aprendizagem afirmando que é na simplicidade dos gestos infantis que encontramos conteúdos profundos e verdadeiramente humanos.

CONFIRA:

Parte 1: Expressividade

Uma das possibilidades de se trabalhar a expressividade é na confecção e manipulação da massinha de modelar .

Explorando... manipulando... Sentindo as texturas da farinha seca, depois molhada e no final ela consistente.

Deixá-los descobrir diferentes formas de exploração.

Só as mãos nunca são suficiente, descobrem tambem pelos cotovelos, testa, barriga, cabeça, nariz... e até pela língua!



Infantil III - prô Elaine

Equilíbrio e coordenação: Muitas possibilidades...

Parte 2: Trilha de pés e mãos

PICT0244

PICT0255

PICT0294

Infantil “II” e “III”, professoras Edna e Lourdes

Parte 3: Rolamento…

PICT0298 PICT0317


-Preciso de ajuda…


Infantil “II” e “III”, professoras Edna e Lourdes

Parte 4: Equilibrando…

movmento no pátio

Infantil "IV" - Prô Débora

Parte 5: Qualquer coisa serve pra fazer um circuíto!!

Circuíto do infantil “I”:

PICT0438

Os cercados mudaram de função definitivamente na nossa escola!!! QUE BOM!!!!

PICT0446

PICT0447
PICT0449













Exibir Infantil I



Parte 6: Circuito de equilíbrio com àgua.






Confiram o vídeo:


Infantil III -prô Elaine



PARTE 7: Circuítos no parque:

PICT0349PICT0359








Infantil “II” e “IV”, professoras Michelle e Débora


“ O espaço do parque deve ser convidativo e desafiador e além do brincar espontâneo, podemos usar este espaço para proporcionar às crianças possibilidades diferentes de explorá-lo.”


parque

Abraços!!!

3 comentários:

  1. Mas que lindo...É assim que uma escola deve ser...um lugar de exploração, imaginação, descobertas.
    Neste lugar é fácil e delicioso aprender!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. É muito bom saber que há educadores que conseguem enxergar que não é preciso grandiosos recursos para tornar a aprendizagem significativa. É neste tipo de processo que acredito: vivências. Obrigada por compartilharem!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Meninas!!! Realmente uma aprendizagem significativa depende mais dos recursos humanos que de materiais! Beijos e continuem compartilhando conosco.

    ResponderExcluir