O importante é que a criança BRINCA!!!
reflexão:
Nós temos, na nossa escola, a possibilidade de “brincar” com crianças de diferentes faixas etárias?
Temos a possibilidade de brincar com a atenção e a observação dos professores para o que belamente produzimos enquanto brincamos?
Este mês, fizemos alguns circuítos motores dirigidos na escola. Estes circuítos são pensados estrategicamente pelas professoras visando a Relação espacial corporal e também a desenvolver os aspectos relacionados ao eixo movimento. De acordo ao RCNEI, este eixo incorpora dois seguimentos:
Expressividade
- Experimentação de sensações;
- Na linguagem gestual/movimento corporal
- Expressões faciais
- Brincadeiras que envolvam percepção rítmica, identidade de segmentos do corpo e contato físico.
- Experiências posturais e motoras variadas;
- Organização de ambiente com materiais que propiciem descoberta e exploração do movimento
- Atividades que aperfeiçoam as capacidades motoras das crianças.
O mais interessante desta nossa “estratégia” é que a crianças assumem os rumos da sua própria aprendizagem afirmando que é na simplicidade dos gestos infantis que encontramos conteúdos profundos e verdadeiramente humanos.
CONFIRA:
Parte 1: Expressividade
Uma das possibilidades de se trabalhar a expressividade é na confecção e manipulação da massinha de modelar .
Explorando... manipulando... Sentindo as texturas da farinha seca, depois molhada e no final ela consistente.
Deixá-los descobrir diferentes formas de exploração.
Só as mãos nunca são suficiente, descobrem tambem pelos cotovelos, testa, barriga, cabeça, nariz... e até pela língua!
Equilíbrio e coordenação: Muitas possibilidades...
Parte 2: Trilha de pés e mãos
Infantil “II” e “III”, professoras Edna e Lourdes
-Preciso de ajuda…
Infantil “II” e “III”, professoras Edna e Lourdes
Parte 4: Equilibrando…
Parte 5: Qualquer coisa serve pra fazer um circuíto!!
Circuíto do infantil “I”:
Infantil “II” e “IV”, professoras Michelle e Débora
“ O espaço do parque deve ser convidativo e desafiador e além do brincar espontâneo, podemos usar este espaço para proporcionar às crianças possibilidades diferentes de explorá-lo.”
Abraços!!!
Mas que lindo...É assim que uma escola deve ser...um lugar de exploração, imaginação, descobertas.
ResponderExcluirNeste lugar é fácil e delicioso aprender!
Parabéns
É muito bom saber que há educadores que conseguem enxergar que não é preciso grandiosos recursos para tornar a aprendizagem significativa. É neste tipo de processo que acredito: vivências. Obrigada por compartilharem!!
ResponderExcluirObrigada Meninas!!! Realmente uma aprendizagem significativa depende mais dos recursos humanos que de materiais! Beijos e continuem compartilhando conosco.
ResponderExcluir