Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Critérios para o atendimento em creches!

Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças

Nossa escola está sempre se renovando e buscando atingir, concreta e objetivamente, um patamar mínimo de qualidade que respeite a dignidade e os direitos básicos das crianças. Buscamos sempre usar de uma linguagem direta e fundamentada, visando um atendimento que garanta o bem estar e o desenvolvimento das crianças.

Além de atendermos crianças entre O e 5 anos de idade em turmas de meio período, temos também um número grande de crianças entre 0 e 3 anos que conosco estudam em tempo integral. A modalidade creche, as­sim, caracteriza-se aqui, pela presença de crianças menores de 4 anos e pelas longas horas que permanecem diariamente na escola.

Sendo assim, após sistemáticos estudos em HTPs (horário de trabalho pedagógico) nos últimos 2 anos, pudemos trazer à nossa prática contribuições importantes para o entendimento do significado das interações e das vivências da criança pequena e o papel que isso desempenha em seu desenvolvimento psicológico, físico, social e cultural.

Firmamos então propostas de compromisso que foram assumidas e traduzidas em práticas que respeitam nossas crianças.

Todo o trabalho da escola procura sempre responder a perguntas básicas sobre os direitos das crianças. Veja um exemplo disso no dia-dia das salas de aula das professoras Michelle e Lia, das turmas de infantil II e III respectivamente:

ESTA ESCOLA RESPEITA A CRIANÇA?

  • Nossas crianças têm direito à brincadeira?

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  • Nossas crianças têm direito à atenção individual?

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  • Nossas crianças têm direito a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante?

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  • Nossas crianças têm direito ao contato com a natureza?

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  • Nossas crianças têm direito a uma alimentação sadia a higiene e à saúde?

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  • Nossas crianças têm direito a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão?

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  • Nossas crianças têm direito ao movimento em espaços amplos?

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  • Nossas crianças têm direito à proteção, afeto e à amizade?

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  • Nossas crianças têm direito a expressar seus sentimentos?

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  • Nossas crianças têm direito a uma especial atenção durante seu período de adaptação à creche?

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E a sua escola? Respeita os direitos das crianças?

Até a próxima!!!

  • Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças – Ministério da educação e desporto- Secretaria da educação fundamental. Organizado por Fúlvia Rosemberg e Maria Malta Campos.

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