Estamos em plena construção de uma deliciosa sequência de atividades que buscam a valorização do SER criança.
Para isso faço valer de uma passagem do belíssimo livro "BRINCAR UM BAÚ DE POSSIBILIDADES'.
"... aqui o educador é também creança... Ele não é detentor de nenhuma verdade travestida de 'conteúdo historicamente acumulado pela humanidade', mas, primordialmente, um mediador que efetua a condução do outro para que ele seja ele próprio e não uma outra coisa... pois não se trata de educar para alguma finalidade exterior ao próprio SER (educar para o trabalho, educar para a cidadania, educar para a igualdade racial, educar para o mercado, educar para...). EDUCAR significa conduzir para fora, criar condições, preparar o terreno, cuidar para que o outro possa ser ele mesmo e assim construir a humanidade de que é portador como potência como possibilidade." (por Marcos Ferreira Santos, pp19-20. in.Brincar um baú de possibilidades )
É assim que começo meu ano letivo, buscando essas possibilidades nos meus pequenos e buscando esse SER que ali esta instalado.
Começamos através de ideias livres. É preciso ouvir suas interpretações sobre as coisas do mundo, para poder conhecer seus conhecimentos e sobre essas impressões traçar metas e planos de ações.
Como nosso trabalho será todo focado na relação entre o mundo infantil de meus alunos e a obra clássica "O Pequeno Príncipe", iniciamos nossas discussões sobre o céu, suas cores, o que existe e não existe nele. Sairam muitas coisas interessantíssimas dessa primeira explanção... Me diverti demais!
Após observar o céu de uma linda tarde de final de verão, passamos a observar mapas estelares e imagens do espaço sideral.
Resultado direto? A confecção do céu diurno e noturno através da pintura e colagem. Toda a construção foi debatida, discutida e aprovada por todos.
Vejam as fotos do início desse trabalho.
Turma do infantil IV - B da professora Débora
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário