Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

segunda-feira, 15 de março de 2010

O infantil “I” 2010
Nosso desafio de 2010 sem dúvida é a sala do infantil I: tão pequeninos, alguns ainda nem andam... Nós sabemos que o ideal é encontrar o meio-termo entre os cuidados e a escolarização, da mesma forma que também sabemos que a boa proposta pedagógica deve contemplar que essas crianças tenham possibilidades de interação (e não sejam tratados como passivos, completamente dependentes dos adultos, sem outra necessidade além das básicas). Estudar o que os teóricos deixaram é outro ponto de destaque na nossa escola. Estamos cheias de vontade, prontas para lidar com imprevistos e preparadas para cuidar e educar!!

Já estamos nos aventurando no campo das Artes Visuais!!! Confiram!!!


Estimular a produção artística proporciona as condições para identificar marcas pessoais na hora de criar e de apreciar obras de arte -
Marisa Szpigel

Desde muito cedo, o mundo é um campo de investigação para as crianças. Tudo vira objeto de investigação. Mole, duro, fino, grosso, macio, áspero, pequeno, grande. Os olhos e as mãos se movem rapidamente. E tudo passa pela boca. Nessa fase de descoberta, cabe aos adultos sinalizar o que pode ser experimentado. Na Arte, a experimentação é fundamental e esse espírito deve ser estimulado. Sabemos que os pequenos não fazem Arte porque não têm a intenção de fazê-lo, mas o educador bem preparado pode realizar um bom trabalho. É freqüente na Educação Infantil focar os procedimentos. Ao potencializar as possibilidades de meios, suportes e ferramentas, fica mais fácil identificar marcas pessoais. A tônica entre 1 e 2 anos é o movimento. Nessa fase, valem diversos suportes: superfícies lisas e ásperas, grandes e médias, bidimensionais e tridimensionais etc. A criançada pode pintar sobre paredes, azulejos, tecidos, plásticos... O mesmo vale para a posição: sentado, em pé, deitado, com o papel na vertical (na parede) ou na horizontal (na mesa ou no chão). Apontar as diferentes maneiras de ocupar o espaço pode contribuir para que todos se lancem em novas pesquisas.


Mexer com tinta... dá às crianças a possibilidade de explorar diferentes materiais e, assim, se aproximar de uma importante expressão artística.


Primeiros contatos. Antes de completar 1 ano, o bebê já pode mexer com tinta. Basta ele se sentar sem apoio e segurar objetos com firmeza




O papel do professor. O ideal é propor desafios diferentes a cada dia e, ao final, expor as produções. Deixamos os pequenos experimentarem e se sujarem. Também é nosso papel pensar em desafios diferentes e garantir que o trabalho seja contínuo (ou até diário).

Pintei até o meu pézinho!!!












Garatujas texturizadas... Entre 1 e 2 anos, a criança já é capaz de ficar em pé sozinha. Incentivamos essa postura para pintar, pois ela amplia o campo visual e facilita o movimento de braços e tronco.

Um abraço das professoras do infantil "I"!! Edna, Dagmar, Rosa e Isabel!!!!

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