Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Horta

INFANTIL II/III, PROFESSORA MÁRCIA


Objetivos:
  • Criar uma horta e cuidar dela.
  • Observar o desenvolvimento de um ser vivo.
  • Valorizar o meio ambiente.
Tempo estimado:

Depende do que será plantado.

Material necessário :

Terra, cascas de frutas e legumes, mudas ou sementes, regador, pá de jardim, imagens do que será plantado, plástico transparente, fita adesiva e palitos de churrasco.

Desenvolvimento:

Antes de começar, verificamos a melhor época para plantar a espécie escolhida. Além das verduras, raízes (como cenoura) despertam curiosidade nos pequenos: eles ficam ansiosos para retirá-las da terra.

1ª ETAPA: Perguntamos quem conhece uma horta. Para que serve? Contamos que os vegetais são seres vivos. Por isso, precisam de cuidados, como sol e água.

2ª ETAPA: Que ingredientes são usados em uma salada? Registramos as respostas. Levamos as crianças ao refeitório e mostramos alguns vegetais. Alertamos para a importância de lavar bem as mãos antes de tocar na comida.

3ª ETAPA: Aqui a horta começa realmente. Num canto ensolarado, Pedimos às crianças que revolvessem a terra com pazinhas. Cada uma deveria fazer um pequeno buraco, transplantar sua muda ou semente, apertar a terra em volta e molhá-la. Fotografamos tudo para que todos comparassem essa etapa com as outras.

4ª ETAPA : A horta precisa de cuidados diários: água (fora dos horários de sol a pino) e observação para detectar pragas. O que acontece se as plantas não receberem água ou luz suficiente? Usamos duas plantas extras: uma ficará sem ser regada. A outra, coberta por uma caixa.


5ª ETAPA: Separamos as fotos com o passo-a-passo da horta e pedimos que as crianças colocassem em ordem, avaliando o crescimento das plantas.

6ª ETAPA: Hora da colheita. Na cozinha, as crianças lavaram as plantas e juntos fizemos uma salada.

2 comentários:

  1. Lidiana Martins de Oliveira22 de abril de 2010 às 12:08

    Adorei sua Sequencia Didática, estava à procura de experiências e dados que me auxiliasse na montagem de um Projeto para ser Desenvolvido na minha Escola junto aos alunos que fazem parte da EETI(Escola de tempo Integral).
    Sua sequencia me ajudou muito, obrigada e parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Kedma Maria T. L. da Silva
    Eu também adorei o seu projeto da horta estava precisando de idéias p/criar uma horta na escola aberta, e a sua didática me ajudou muito. parabéns! beijos!
    27/06/10 23hs54min.

    ResponderExcluir