No nosso trabalho pedagógico, entendemos a música como um processo contínuo de construção que envolve: perceber, sentir, experimentar, imitar, criar, refletir e principalmente BRINCAR.
Infantil II
Levando em consideração os blocos de conteúdos do RCN (Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil) do eixo música para crianças de 0 à 3 anos, a professora Michelle, do infantil “II” criou uma sequência de atividades envolvendo o “FAZER MUSICAL” e a “APRECIAÇÃO MUSICAL”. As prioridades desta sequência giraram em torno principalmente das seguintes orientações didáticas:
Fazer musical
- Atividades lúdicas que desenvolvam a percepção e atenção dos bebês e crianças pequenas;
- Brincadeiras com sons diversos;
- Brincar, dançar e cantar;
- Oferecimento de instrumentos musicais e objetos sonoros.
Apreciação musical
- Escuta musical intencional;
- Organização de repertório.
CONFIRA A SEQUÊNCIA:
Objetivo : brincar com amúsica, imitar, inventar e reproduzir sons.
Tempo estimado
30 minutos.
Materiais necessários
Instrumentos musicais.
Organização da sala
Em roda.
Desenvolvimento:
As crianças são convidadas a formarem uma roda;
São distribuídos entre elas os instrumentos da bandinha rítmica;
- A professA professora começa a cantar intencionalmente algumas cantigas que convidam à marcação do tempo forte da música e dos momentos de silêncio;
De tempos em tempos os instrumentos são trocados entre as crianças para que todos explorem pelo menos um pouquinho de cada;
Fora da roda as crianças são motivadas a se movimentarem conforme o andamento e a intensidade das melodias ora criadas aleatoriamente, ora cantadas pela professora. O exercício de percepção faz com que a turma fique ligada no ritmo e na dinâmica daquilo que estão ouvindo.
IMPORTANTE: Cuidado em focar apenas as atividades em bandinhas rítmicas ou na confecção de instrumentos de sucata. Esse material geralmente depois de muito usado fica com uma qualidade sonora deficiente e reforça a imitação, deixando pouco espaço para as atividades de criação e percepção. O segredo é repertoriar!!!
Avaliação
Não espere uma coordenação rítmica exata nas atividades. Esse ainda não é o objetivo nessa faixa etária. O mais importante é proporcionar a experiência de fazer e apreciar a música e compartilhá-la com os amigos em momentos de alegria e sensibilidade.
GALERIA:
ATÉ A PRÓXIMA!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário