UMA MANHÃ DE ATIVIDADES AO AR LIVRE!!!
1- ADUBANDO O CANTEIRO…
Desde muito cedo as crianças da escola Ivonne têm a oportunidade de ter contato com o conhecimento científico por meio de diferentes atividades que as colocam em contato com o meio ambiente.
UTILIDADE PÚBLICA: Compostas por 94% de carbonato de cálcio, as cascas de ovos de frango são excelente fonte dessa substância e podem ser uma alternativa ao produto de origem industrial.
É mais um mito do que realidade, mas, os usuários garantem que a casca de ovo fornecerá nutrientes para a planta: A casca de ovo realmente contém muito cálcio. Mas quanto tempo será que vai levar para a plantinha, com suas raízes fininhas conseguir sugá-lo e transportá-lo?
2- CUIDANDO DA HORTA…
A horta faz parte das ações do infantil II e III neste ano, mas a turma do infantil I está dando uma forcinha: As crianças pequenas têm necessidade de agir e aprender sobre o que os rodeia, para tanto, eles utilizam olhos, nariz, ouvidos, boca, mãos e pés…
3- OBSERVANDO O AMBIENTE IMEDIATO…
Por meio da exploração, da curisidade, da observação e dos questionamentos que fazem aos adultos, as crianças buscam entender o como e o porquê as coisas acontecem no mundo.
À medida que vão trabalhando com isso, os pequenos adquirem informações sobre o mundo e constroem a gênese do conhecimento sobre as características dos objetos, da natureza e do espaço que os cercam. 4- HORA DA NOVIDADE… OBA!!
A exploração dos objetos e das brincadeiras se baseia na ideia de que a criança brincando desenvolve a capacidade de imaginar, se insere na cultura e na sociedade e aprende a viver em grupo.
Sozinha ou em grupo, a criança usa todos os recursos de que dispõe para para explorar o mundo, ampliar percepções, organizar o pensamento e trabalhar com afetos e sentimentos.
OBA!!! VAMOS BRINCAR COM AS PANELINHAS?
Por meio do jogo simbólico (faz de conta), a criança passa a dar diferentes significados a um único objeto.O faz de conta é o primeiro contato da criança com as regras e com o papel de cada membro do grupo. Tem ainda uma função importante na regulação das próprias emoções, além de desenvolver a linguagem, imaginação e reforçar a identidade. POR HOJE É SÓ!!
Nesta manhã ensolarada, através destas atividades e do conhecimento das educadoras sobre as orientações didáticas contidas nos Referencias Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as crianças tiveram contato com diversos eixos curriculares, veja só:
- NATUREZA E SOCIEDADE (orientações didáticas crianças de 0 a 3 anos):
- Observação e exploração do meio;
- Contato e cuidado com plantas;
- Brincar, explorar e utilizar diferentes objetos de diferentes formas.
- LINGUAGEM ORAL (orientações didáticas crianças de 0 a 3 anos):
- Situações de fala, escuta e compreensão da linguagem.
- IDENTIDADE E AUTONOMIA (orientações didáticas crianças de 0 a 3 anos):
- Situações de interação em que objetos possam ser utilizados em jogos diversos de faz de conta;
- Situações que possibilitem a elaboração e construção mental da imagem de um objeto ou pessoa ausente;
- Situações e brincadeiras que utilizam a imitação.
ATÉ A PRÓXIMA!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário