Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Escola e Familia

A educação da criança é ação compartilhada entre educadores e familiares, mas realizar isso de forma integrada e colaborativa não é tarefa simples.

Tradicionalmente, a presença da família em muitas escolas se restringe às reuniões de pais, festas previstas no calendário letivo ou conversas sobre o comportamento das crianças. Essa situação parece confirmar algo muito arraigado na Educação: quem tem sempre o que dizer é a escola. Dessa maneira, os pais ficam numa posição passiva, de quem precisa ouvir a escola ou ser avaliado por ela.
Algumas escolas partilham de uma opinião corrente de que a boa família deve seguir um modelo, segundo uma visão bastante idealizada, cujo padrão é previamente estabelecido. Há muitos preconceitos envolvidos, visões estereotipadas que contribuem para dificultar o diálogo entre a escola e a família.
A importância desse diálogo e de um olhar acolhedor sobre as famílias que considere suas características, conhecimentos, valores e cultura, resulta uma aproximação maior em relação às crianças, na medida em que elas têm em sua família um ponto de referência fundamental.
Abrir as portas da escola para os pais significa também acolher diferenças, crenças, valores e costumes distintos, conferindo valor e respeito à diversidade, sem que um lado necessite aderir incondicionalmente aos valores do outro.

Uma das nossas experiências.

Não resistíamos as trancinhas da Júlia, cada semana um modelinho... e muitas cores... Fizemos o convite à Denize, sua mãe, que com muita simpatia veio fazer penteados afro em todas nós, inclusive na prô!!



2 comentários:

  1. Olá Silvana!!
    Nós da E.M. Ivonne dos santos ficamos gratas com sua visitinha, com certeza conheceremos teu espaço para podermos compartilhar experiências!

    Um grande abraço de todos os educadores da Escola Ivonne dos Santos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a idéia!!! Uma boa proposta para o dia das mães!!
    bjão à toda essa equipe MARA!!!

    ResponderExcluir