A Dança Na Educação Infantil
O objetivo é criar um desafio de poder transformar a dança na escola, como forma do educando vivenciar experiências rítmicas, musicais e harmoniosas, melhorando assim, sua formação integral como pessoa.
O processo dinâmico da dança expressiva mostra novas posturas no desenvolvimento global da criança.
As experiências cinestésicas que servem como estimulações devem ser feitas de maneira lúdica e ousamos sugerir a dança, como um dos mais preciosos instrumentos a serem usados com esta finalidade. Sendo a mesma um movimento cinestésico, pode a inteligência ser muito estimulada através desta habilidade, visto que a dança é tátil, porque se sente o movimento e os benefícios que produz no corpo. Ela é visual, porque os movimentos vistos são transformados em atos. Ela é auditiva, porque se ouve a música e se domina o ritmo. Ela é ainda afetiva, porque a emoção e os sentimentos são demonstrados nas coreografias, ela é cognitiva, porque é preciso raciocinar para adequar o ritmo à coordenação; e finalmente é motor porque estabelece um esquema corporal.
Fonte: http://www.centro-filos.org.br/?action=artigos&codigo=56, (adaptado)
A turma do Infantil IV da Profª Debora e suas experências Cinestésicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário