Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Cultura de Mudança -Indagações sobre Avaliação na educação Infantil

“Inovar a prática educativa significa partir das inquietações e ir em direção ao incerto, o que significa estar sensível e disponível para um futuro que se desdobra em fazeres e experiências de ação pedagógica.”


José Marcio Barros - Antropólogo e Educador



NOVAS CONCEPÇÕES

Instituições de Educação Infantil:

-Não mais como espaço de acumulação de conhecimentos, mas de realização de experiências diversificadas e significativas. Cujo objetivo central é formar pessoas capazes de utilizar seus conhecimentos e saberes para analisar, compreender e situar-se nas complexas circunstâncias de sua vida.
-Espaço Social onde é possível dialogar, debater, confrontar e aplicar as linhas de ação para a formação das novas gerações numa ação conjunta de crianças, pais, professores e comunidade.


Criança e Infância:


- Criança competente
- Protagonista do seu desenvolvimento
- Interlocutor ativo
- Co-construtora do seu mundo
- Potencialidades criativas
-Desejo de relações
- Curiosa, atenta, crítica
- Incide sobre a realidade através do diálogo

Profissionais da Educação:


-Disponibilidade para aprender
-Capacidade de trabalhar em grupo
-Atenção para a observação e registro
-Percepção para compreender e significar as ações das crianças
-Referencial teórico amplo e aprofundado
-Vontade de desenvolver idéias novas

Aspectos Legais sobre a Avaliação na Educação Infantil


-LDB art. 31 –Na educação Infantil a avaliação far-se-á mediante ao acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
-RCNEI (BRASIL, 1998, vol. 1 , p. 59) - A Avaliação nesta etapa deve ser processual e destinada a auxiliar o processo de aprendizagem, fortalecendo a auto-estima das crianças, trabalhando de modo a acompanhar, orientar, regular, redirecionar o ensino, contemplando conteúdos: conceituais , atitudinais e procedimentais .

Ruptura


-Pensar a avaliação como acompanhamento do processo de aprendizagem e não como produto final.
-Ampliar a compreensão das práticas de observação, registro e análise e interpretação.
-Repensar a ética e a responsabilidade social que temos com o ensinar e o aprender no contexto da diversidade social e cultural.

Desafio


Criar uma avaliação apropriada autêntica, significativa, contextualizada e dinâmica, baseada no contexto de um grupo de crianças e na experiência real de cada criança particularmente .

Como começar a mudança?

A avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem

Documentação
Observação
Registro
Análise e Interpretação
Novos procedimentos

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