Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

domingo, 27 de março de 2011

Como acontecem os projetos…

Já estamos terminando o mês de março, as crianças já se adaptaram às mudanças, as professoras já tiveram um bom tempo para observar e buscar indícios de “por onde começar”… Já temos portanto muitas “pistas” para trabalhar!!


Nossa base de trabalho é chamada em nossa rede de “Tríade” e é formada por 3 documentos essenciais": caracterização do grupo (constitui-se num relatório apurado das observações reunidas pelo professor durante o bimestre que dão as diretrizes para a construção dos outros 2 documentos), planejamento bimestral e semanário.


A caracterização do grupo é o documento base do trabalho em nossa escola, neste documento o professor pode registrar, contextualmente, os processos de aprendizagem das crianças; a qualidade das interações estabelecidas com outras crianças e acompanhar os processos de desenvolvimento obtendo informações sobre as experiências das crianças na instituição. Esta observação e seu registro fornecem aos professores uma visão integral das crianças ao mesmo tempo que revelam suas particularidades.


Foi exatamente a partir da primeira caracterização do ano que quase todas as professoras perceberam que uma grande deficiência das crianças estava dentro do eixo Música. Na grande maioria das crianças foi percebido um repertório musical muito pobre e de qualidade duvidosa. Como se tratava de um problema de mais de uma sala, pensamos numa forma de tratar esta deficiência em conjunto, pensamos então num projeto dentro do eixo música envolvendo turmas de diferentes faixas etárias e de períodos diferentes.


Na construção deste projeto não deixamos de pensar no projeto como sendo um conjunto de atividades que trabalha com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou um produto final que se quer obter. Levamos também em consideração que a duração pode variar conforme o objetivo, o desenrolar das várias etapas, o desejo e o interesse das crianças pelo assunto tratado.


Sabemos que um projeto como este comporta uma grande dose de imprevisibilidade, podendo ser alterado sempre que necessário, tendo inclusive modificações no produto final. Consideramos também que dependem, em grande parte, dos interesses das crianças, precisa ser significativo, representar uma questão comum para todas e partir de uma indagação da realidade. É importante que os desafios apresentados sejam possíveis de serem enfrentados pelo grupo de crianças. Nossa escola no entanto já sabe que um dos ganhos de se trabalhar com projetos é possibilitar às crianças que a partir de um assunto relacionado com um dos eixos de trabalho, possam estabelecer múltiplas relações, ampliando suas ideias sobre um assunto específico, buscando complementações com conhecimentos pertinentes aos diferentes eixos. Esse aprendizado serve de referência para outras situações, permitindo generalizações de ordens diversas.


A realização de um projeto depende de várias etapas de trabalho que devem ser planejadas e negociadas com as crianças para que elas possam se engajar e acompanhar o percurso até o produto final. O que se deseja alcançar justifica as etapas de elaboração.


O início do trabalho


O levantamento dos conhecimentos prévios das crianças sobre o assunto foi nosso primeiro passo. Percebemos aí que o contato com a música que as crianças tem em casa dificilmente privilegia a qualidade e que todos estão expostos a uma imensa variedade e volume de sons o que acaba afetando a qualidade de vida de muitos.


CRIANÇAS, SONS E MÚSICA


Nossas primeiras atividades foram brincar com o som e com o silêncio, com instrumentos musicais e com os sons do corpo.


102_5034


“Os sons que nos cercam são expressões da vida, do movimento, e indicam situações, ambientes, paisagens sonoras, que representam o meio e a presença do Homem neste. Som é tudo o que soa!Tudo o que o ouvido percebe sob a forma de movimentos vibratórios...


Silêncio não é simplesmente a ausência de som, mas sim a ausência de sons audíveis. Já que tudo vibra, o tempo todo há movimento gerador de som, sendo este audível ou não.


As crianças se relacionam de forma natural e intuitiva com a música, já que os sons e a música como forma de comunicação que representam, são algumas das principais formas de relacionamento humano.


Quando canta, bate, ou qualquer forma que a criança utiliza para produzir som, a criança “se transforma em som”, representa a si através do som. E é por isso que brincar é a melhor forma da criança aprender, porque quando brinca, se diverte, e concentra maior atenção para aquilo que faz.”


Teca de Brito


Passamos então ao nosso principal objetivo deste bimestre: Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais (RCNEI).


Nossa expectativa para este ano é que as crianças desenvolvam a capacidade de atenção para ouvir, responder ou imitar e que se expressem musicalmente através da voz, do corpo e com diversos materiais sonoros. Queremos também que o projeto por si só represente criação e diversão para as crianças.


Queremos usar a música como ferramenta de construção de um indivíduo, e não exclusivamente à formação de futuros músicos, afinal de contas, não somos músicas. Queremos usar a música como uma experiência significativa para a criança, para que seja realmente retida, transformada em informação útil, e não somente um aprendizado mecanizado.


GALERIA:


102_5053


102_5054102_5055102_5057102_5058102_5059102_5060102_5061




Até a próxima!!!!


Professoras Infantil II, III e IV.

Um comentário:

  1. Olá, td bom??
    Estou encantada com td que vi. Parabéns pela escola, as crianças com certeza amam ir a escola e aprendem muito e de uma forma prazerosa. Sou professora de educação infantil municipal a 23 anos, mas confesso que tenho vontade de ter uma escola minha, onde pudesse trabalhar da maneira que acredito. Pois as vz somos "obrigadas" a trabalhar, a fazer coisas que não acreditamos ser a correta.
    Mas parabéns e continuem com esse trabalho maravilhoso.
    Um abraço

    Sil

    ResponderExcluir