Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

TRABALHANDO COM SITUAÇÕES PROBLEMA

O QUEBRA-CABEÇA

A turma do infantil IV “B”, esta na maior agitação, pois em breve terá uma disputa por equipes envolvendo a montagem de quebra-cabeças com 80 peças.

Agito garantido e diversão são os maiores indícios de que o desafio foi aceito... muito bem aceito. Enquanto o dia tão esperado não vem, a turma vai treinando e se desenvolvendo muito além do que eles podem imaginar.

O jogo envolvendo montagens de quebra-cabeças é fantástico como recurso pedagógico. Destacarei abaixo alguns benefícios que eles trazem:

  • 1° desenvolvem a capacidade de concentração;
  • 2° estimulam o raciocínio lógico;
  • 3° desenvolvem a noção espacial, principalmente, as estruturas espaciais topológicas;
  • 4° desafiam a auto-estima e a capacidade de superação;
  • 5° são auto-avaliativos, afinal, o próprio “brincante” vai avaliando seu desempenho e ao final da montagem recebe sua avaliação final;
  • 6° pode ser realizado em pequenos grupos, o que possibilita a troca de informações e a construção coletiva de um produto final;
  • 7° o processo de construção/encaixe do quebra-cabeça é mais importante que o produto final, pois a montagem envolve a criação de várias competências e habilidades, principalmente a criação de estratégias de montagem;
  • 8° desenvolvem estruturas mentais para resolução de diferentes problemas em diversos contextos;
  • 9° deixam as crianças mais tranqüilas e
  • 10° podem ser montados várias vezes.

Ressalto ainda que abre espaço para montagem de outros brinquedos que envolvem a noção espacial e os encaixes lógicos, como blocos de madeira, cubo mágico, jogos de encaixes como Lego ou Playmobil, assim como desenhos.

Se estiverem a fim de colocar isso em prática, sugiro que usem quebra-cabeças industrializados no início. No caso da minha turma, uso aqueles que possuem desenhos envolventes e apreciados pelas crianças. Nesse caso, uso quebra-cabeças com tema de super-heróis e contos de fadas. Mas os brinquedos também podem ser construídos pelos e com os alunos. Cuidado só com a topologia do encaixe e com a ‘facilidade’ da montagem, afinal o ‘legal’ é o desafio.

O interessante é saber que a partir dos dois anos a criança já é capaz de fazer essas montagens.

Então, boa brincadeira para vocês!!!

Com o quebra-cabeça, só se aprende brincando.

Professora Débora

PICT0167 PICT0169

PICT0170 PICT0172

PICT0290

PICT0291 PICT0292

ATÉ A PRÓXIMA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário