“Brincar é a mais indicada forma de aprender, só que brincar se aprende brincando… mas também se aprende lembrando como se brinca…”
No sábado, dia 25 de setembro fizemos na escola Ivonne uma experiência marcante!!! Organizamos nosso I DIA DA EXPERIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL, onde colocamos os pais dos nossos alunos numa situação que foi além de simplesmente saborear uma experiência, exigiu deles que se arriscassem no imprevisto da experimentação!!!
Dividimos o evento em 3 partes:
- Roda;
- Plantio de mudas ao redor da escola;
- Experimentação de brincadeiras diversas.
A RODA, hábito entre nossos alunos, foi a princípio apresentada aos pais. Muitas mães fotografando, pais orgulhosos… qual foi a surpresa então quando todas as famílias foram convidadas a participar também da roda? As crianças ficaram bastante orgulhosas em convidar seus pais para participar da brincadeira, os pais no começo ficaram inseguros, mas aos poucos foram percebendo que nossas rodas são extensões dos nossos passos cotidianos, sem nenhum complicador. Uma dança passível de ser aprendida. Aos poucos, quando todos foram deixando a simplicidade aflorar, cantamos e dançamos juntos de forma muito prazerosa. Afinal de contas, as rodas são assim, se formam e se desfazem ao natural, em coreografias agradáveis e bonitas como a vida e imperfeitas como o mundo.
Terminada a roda, convidamos toda a comunidade presente para plantar árvores nativas ao redor da escola…
O PLANTIO DE MUDAS AO REDOR DA ESCOLA foi uma iniciativa que surgiu da nossa concepção de que uma educação que alia ciências ecológicas e sociais, história e arte, tem o dom de despertar nas pessoas um senso de admiração e respeito por todas as formas de vida e um profundo sentimento de comprometimento, ao se perceber parte integrante da fascinante TEIA DA VIDA.
Recebemos a doação de 50 mudas nativas do Viveiro Escola para que junto de suas famílias a criança pudesse ao plantar, sentir-se em comunhão e em contato direto com a natureza, parte dela... Assim, podemos dizer que nosso objetivo era o de proporcionar às crianças e à comunidade poder sentir e viver o fato de que fazemos parte constitutiva da Terra!
A ideia foi tão bem aceita pela comunidade que as 50 mudas quase não deram conta de tantas famílias ansiosas por fazer parte desta aldeia planetária...
Foi uma grande festa. Colocar a mão na terra é uma coisa normal para nossas crianças, mas os pais certamente não faziam isso há muito tempo…
A EXPERIMENTAÇÃO DE BRINCADEIRAS foi ideia surgida a partir da concepção que a brincadeira é a mais indicada forma de aprender e de que podemos abrir mão dos brinquedos convencionais e nos valer de materiais não estruturados e sustentáveis como sucata, papelão... imaginação e criatividade. Permitimos que as crianças e suas famílias experimentassem e se divertissem... Simplesmente isso!
Com esta experiência de brincar em família fizemos uma reflexão coletiva do quanto as experiências infantis são importantes ao desenvolvimento da criança. Os pais saíram da escola da mesma forma que as crianças saem todos os dias: sujos, cansados e felizes! Não queremos fazer apologia à sujeira, desejamos apenas ampliar o olhar adulto para além do aspecto sujo e bagunçado deixado depois das experiências infantis. As experiências foram legais: escorregaram no barranco com papelão, brincaram no parque, fizeram massinha de modelar com farinha de trigo... tudo muito divertido e imensamente sustentável!
NOSSA ESCOLA É REALMENTE UMA ALDEIA PLANETÁRIA, E ESTA GRANDE FAMÍLIA É FORMADA POR MUITAS OUTRAS…
VALEU EQUIPE IVONNEANA!!!!
ATÉ A PRÓXIMA!!!!
“Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos preocupados e comprometidos possa mudar o mundo; de fato, é só isso que o tem mudado.”
Margaret Mead
VAMOS COMBINAR!!!
ResponderExcluirA VIDA PODE SER BEM MAIS LEGAL SE AS COISAS FOREM MAIS SIMPLES...
QUANDO AS COISAS SE DESCOMPLICAM.. FICAM MAIS INTERESSANTES.
COISAS SIMPLES COMO BRINCAR DE RODA.... MEXER NA TERRA... PLANTAR ÁRVORES E SE DIVERTIR NO PARQUE E NO BARRANCO COM OS FILHOS... SIMPLES ASSIM E POR ISSO MESMO MARAVILHOSO.
A IVONNE É 10!!
DÉBORA