DIA 10 DE SETEMBRO, TIVEMOS UM DIA MUITO DIFERENTE NA NOSSA ESCOLA… FIZEMOS UMA INTEGRAÇÃO COM OS ALUNOS DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PROF. DINORÁH RAMOS!!
Para diminuir a insegurança, organizamos, para os meses finais do ano letivo, conjuntos de atividades que apresentam as especificidades da fase seguinte e da fase que ficará na memória. A primeira providência foi encontrar uma instituição de Ensino Fundamental disponível para receber os pequenos e disposta a nos visitar.
Esse tipo de ação é sempre muito importante, principalmente porque demonstra por parte da escola o cuidado com a sequência do processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças de seis anos, e isso implica o conhecimento e a atenção às características etárias, sociais e psicológicas das crianças.
O Ensino Fundamental de nove anos
Na adaptação para o Ensino Fundamental de nove anos, primeiramente as escolas devem considerar que as crianças de seis anos se distinguem das demais, sobretudo pela imaginação, curiosidade, movimento e desejo de aprender de forma lúdica. Por isso, o MEC adverte que não se deve transferir para esse novo público os conteúdos e atividades da tradicional primeira série, para não provocar impactos negativos no processo de escolarização. Novos conteúdos e práticas adequadas à idade devem ser concebidos. O Ministério recomenda que jogos, danças, contos e brincadeiras espontâneas sejam usadas como instrumentos pedagógicos.
Nessa idade, em contato com diferentes formas de representação e sendo desafiada a delas fazer uso, a criança vai descobrindo e, progressivamente, aprendendo a usar as múltiplas linguagens: gestual, corporal, plástica, oral, escrita, musical e, sobretudo, aquela que lhe é mais peculiar e específica, a linguagem do faz-de-conta, ou seja, do brincar. Sua relação com o outro, consigo mesma e com diferentes objetos da natureza e da cultura que a circundam é mediada por essas formas de expressão e comunicação.
(Orientações para Ensino Fundamental 9 anos - MEC -p. 20)
Segundo especialistas, a ampliação do tempo de escolaridade obrigatória é um passo importante para melhorar a qualidade da educação pública brasileira. Sobretudo no sentido de promover a igualdade de condições entre as crianças das diferentes classes sociais. (Portal Promenino).
Nosso dia foi cheio de atividades:
Começamos com um pouco de poesia:
A transição do período imaginativo da criança para aquele de mais abstração deve ocorrer de forma tranquila…sem antecipações…
A alfabetização deve ser entendida como um processo que tem hora para começar, mas não para acabar.
Depois, partimos para atividades na área externa:
"Agora a gente vai parar de brincar?" , perguntam as turmas da nossa escola que estão prestes a iniciar o 1º ano. A dúvida cruel de nove entre dez crianças vem acompanhada de várias outras, que evidenciam a ansiedade que essa passagem pode causar: "Vamos fazer provas?", "Quem vai ser nossa professora?", "E lição de casa, tem todo dia?".Integração com alunos mais velhos e visitas entre escolas colaboram para uma transição suave entre séries.
Além do contato com muitas novidades e com o clima de nostalgia, a interação entre crianças de diferentes estágios ajuda a desmistificar a transição.
Com uma “forcinha” de todos os envolvidos, as crianças percebem que a vida delas será diferente, mas que não precisam se assustar com isso.
Para finalizar, uma grande roda:
TCHAU PESSOAL!!! FOI MUITO BOM RECEBER VOCÊS NA NOSSA ESCOLA!!!! SEMANA QUE VEM É A NOSSA VEZ DE RETRIBUIR A VISITA!!!!
AGUARDEM!!!!!
Sem dúvida uma vivência importante para amenizar essa transição para as crianças, que embora não devesse ser danosa, muitas vezes por visões deturpadas, as prejudicam... em nossa escola tbém está programado esse momento. Parabéns sempre!
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