Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dias da Mães?????

Não podemos deixar de colocar nossa posição diante à algumas práticas que vemos ser valorizadas em algumas escolas. Respeitamos todas as opiniões e cada educador tem o direito de conduzir sua prática pedagógica como lhe convém, porém como educadores, formadores de opinião que somos, temos a responsabilidade político-social de refletirmos sobre algumas imposições desta sociedade consumista.

"[...] Muitas escolas tambem estão permanentemente querendo agradar aos pais e entram nesse "barco" da sociedade de consumo: é preciso comemorar o dia do amigo, da família, das avós, das mães, dos pais, do coelho e do papai noel... É claro que manter tradições culturais, cívicas e/ou religiosas é algo fundamental para as crianças pequenas e precisa constar no currículo, mas o importante é a construção do sentido (real ou imaginário) dessas práticas e não apenas a comemoração. Portanto, menos datas, mais significação. É possível afirmar que, para o desenvolvimento de um projeto, o que se faz é uma opção pelo aprofundamento dos conhecimentos e não pela extenção dos mesmos[...].
(BARBOSA & HORN, 2008, p.40)


5 comentários:

  1. BOA-NOITE,
    CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ, MAS REALIZO AS COMEMORAÇÕES NA ESCOLA EM QUE ATUO COMO DIRETORA, POIS ESTAS FESTIVIDADES CONSTAM NO CALENDÁRIO ESCOLAR ENVIADO PARA A ESCOLA NO INÍCIO DO ANO. PORTANTO ME VEJO DE MÃOS ATADAS E APÓS SUA POSTAGEM ME ACENDEU UMA LUZ E GOSTARIA , SE POSSÍVEL, SABER COMO VOCÊS TRABALHAM ESTAS DATAS TÃO ESPERADAS E COMO ALCANÇARAM TAL AUTONOMIA. OBRIGADA, ELIKA.

    ResponderExcluir
  2. Também me identifiquei muito com sua postagem e apesar do encantamento que causamos nestas datas o desgaste da equipe acaba sendo muito grande, o stress gerado nas crianças pelas cobranças também não pode ser negado e mais, acabamos deixando tudo de mais significativo de lado para nos rendermos as estas datas. Também fiquei curiosa para saber como vocês fazem, abços.

    ResponderExcluir
  3. Assim como as colegas acima partilho do mesmo pensamento! Aliás convido vcs à conhecer nosso blog e tbém partilhar de algumas idéias.
    Abs
    http://quartetofantasticoeducacaoinfantil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ola pessoal convido para conhecer
    http://conscienciasmil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Acho que as mudanças sociais que acontecem nos dias atuais, nos levam a repensar certas datas comemorativas, e o dia das mães para mim é uma delas. concordo com vocês
    beijim
    Valéria
    ahhhh! visitem o meu blog tbem rsssssss
    http;//mileumasdaval.blogspot.com/

    ResponderExcluir