Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

projeto "Um giro pelos Ritmos do Brasil"

DANÇAS FOLCLÓRICAS


De acordo com o que estava programado, dentro do projeto "Um giro pelos ritmos do Brasil", no final do mês de novembro, os alunos do INFANTIL V - A, realizaram as duas útimas apresentações, representando a região sul do país - a Chula e a Dança das Fitas...


CHULA

CHULA, típica do Rio Grande do Sul, é dançada em desafio, praticada apenas por homens. Ela tem bastante semelhança com o lundu sapateado. A chula antigamente era usada durante os bailes, onde dois peões queriam dançar com uma mesma prenda, então desafiavam-se, aquele que fizesse o passo, em sapateio, sem erros teria o direito a dançar com esta prenda pelo resto do baile.

Hoje essa dança é mostrada apenas de forma cultural durante eventos., utilizando uma vara denominada lança, medindo cerca de 4 metros de comprimento, colocada no chão, com dois ou três dançarinos dispostos em suas extremidades. Ao som da gaita gaúcha, os dançarinos executam diferentes sapateados, avançando e recuando sobre a lança.


assistam a linda apresentação...


DANÇA DAS FITAS

DANÇA DAS FITAS, cuja origem tem várias definições, uma delas é que surgiu na Alemanha para celebrar a primavera, e homens e mulheres dançavam em volta da árvore de maio. Uma outra definição é que a dança das fitas é uma reminiscência dos rituais em homenagem aos deuses da fertilidade, quando as pessoas enfeitavam as árvores em agradecimento aos frutos dela nascidos. Essa dança se espalhou pelo mundo inteiro, e no Brasil, ela é desenvolvida no Sul do país.





Nenhum comentário:

Postar um comentário