Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

sexta-feira, 22 de abril de 2011

PROJETO SENSAÇÕES - A APRENDIZAGEM A PARTIR DAS VIVÊNCIAS.

"Um corpo se constrói junto com a personalidade. Nossos sentidos participam dessa construção.” André Trindade.
Um pátio vazio!
Um pátio frio!
Um pátio sem ruído!
Um pátio sem ‘sujeira’!
... um pátio vazio.
Vazio e frio em sua aridez educativa, em sua pouca mobilidade e possibilidades.
Se o ambiente for mesmo (e acredito que o seja) o terceiro educador, o que dirá um pátio assim?
É preciso que esse lugar se ‘aqueça’, se encha. É preciso que provoque. É preciso que estimule.
Ao pensar em reaprender a olhar as possibilidades educativas, o espaço da escola surge como uma problemática a ser considerada e rotineiramente revista.
Surgiu-me então a ideia de trabalhar os espaços envolvendo a problemática sensorial.
Parto para tanto de algumas indagações:
O que pretendo despertar nas crianças a partir do ambiente espacial que vivenciam na escola?
O que os espaços e sua organização têm a oferecer enquanto educador na Educação Infantil?
Desde já surgem várias respostas às essas indagações, mas baixando um pouco as expectativas de aprendizagem muito amplas, preferi e, ainda prefiro ficar no nível sensorial de crianças de 4-5 anos e procurar descobrir sua leitura de mundo através de suas observações a respeito do espaço vivido.
Como trabalho (e que trabalho me espera!) venho com o objetivo de causar-lhes estranhezas sensoriais e com isso despertar-lhes a motivação e a curiosidade em descobrir o espaço geográfico onde estão inseridos para além do que a visão lhes mostra, ou seja, fechar os olhos, mas deixar a mente aberta.
Assim, com e para eles, buscarei e criarei situações em que a escola se tornará um espaço de sensações.
O gatilho para esse trabalho já foi dado e várias discussões a respeito do ser humano já estão ocorrendo.
Na sequência de fotos, exponho imagens que abrem um leque de possibilidades didáticas que merecem atenção, mas como o foco principal será a ação de dar-lhes voz e vez, talvez seja necessário ajustar e/ou criar novos estímulos.
Com certeza será fabuloso o resultado dessas vivências, nas quais a criança terá muita VOZ.
Professora Débora
Infantil IV-B

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