Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Nós estivemos lá!!

No dia 29 de Abril aconteceu em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera, o VII Congresso Internacional de Educação. E a Profª Elaine esteve no evento representando nossa escola.


O congresso reuniu 8 mil professores Do ensino básico da rede pública, para discutir o tema: “Educação no Contexto de Múltiplas Linguagens”.

A principal proposta do Congresso foi refletir sobre o uso de diferentes linguagens no processo ensino-aprendizagem e a importância da avaliação para medir esse processo.

A temática desta edição permitiu a presença de um time multidisciplinar de palestrantes.

O Congresso foi oficialmente aberto pelo atual Secretário de Educação do estado de São Paulo Dr. Paulo Renato de Souza que apresentou e justificou as novas metas para a educação: - Antes o nosso desafio era garantir a escola para todos, hoje este desafio mudou, é preciso melhorar a qualidade do ensino, é preciso o professor estar preparado pra desenvolver no seu aluno a capacidade de aprender (...) Estar preparado para conhecer e utilizar os mais diversos instrumentos de avaliação que vão medir o sucesso ou fracasso da aprendizagem desse aluno (...) este desafio não terá êxito se permanecer nos gabinetes ou secretarias, mas sim sendo enfrentado por cada um de vocês - Dr. Paulo Renato.

O evento contou contou ainda com a presença de renomados educadores e especialistas, nacionais e estrangeiros, como Carlos Lomas García - Doutor e Professor em Educação, Assessor para formação de professores de Gijón (Espanha), falando sobre "As Diversas Competências Comunicativas" . Claudemir Belintane - Professor doutor da Universidade de São Paulo com experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando nos seguintes temas: "oralidade, leitura, letramento e alfabetização". Eva Furnari - Escritora desde 1980, tendo publicado mais de 50 livros infantis. Além de autora é também ilustradora, falando da "Importância do olhar do professor ao desenho da criança e imagens que são apresentadas à ela". Antônio Carlos Amorim - Biólogo, mestre e doutor em educação pela Unicamp, que expôs sobre "As aulas de ciências nas superfícies das linguagens imagéticas", o roteirista Walcyr Carrasco, que conduziu o encontro discutindo a importância da "produção e leitura de peças de teatro em sala de aula" deste a educação Infantil, Rosana Hermann Publicitária, apresentadora de televisão e blogueira, que participou do evento para falar do "Uso dos blogs e novas tecnologias para comunicação e como ferramenta pedagógica" e Generosa Monteiro Ferraz - Técnica em Educação Especial do CAPE - Centro de Apoio Pedagógico Especializado, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. "LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais: A Língua que se vê".



Nenhum comentário:

Postar um comentário