domingo, 4 de abril de 2010
Páscoa? Qual seu significado??
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Rodas circulares!
A percepção da riqueza do trabalho com as rodas circulares é muito interessante, pois, além de desenvolver movimentos e vivenciar as danças, as rodas vão aos poucos propiciando às crianças o fazer coletivo, o silêncio, o respeito aos limites do outro... afinal de contas, rodas se formam e se desfazem ao natural, em coreografias agradáveis e espontâneas, bonitas como a vida e imperfeitas como o mundo.
Infantil “IV” Professora Débora
Infantil “V” Professora Viviane
…Nesse exercício de enfeitar, dançar, reviver e religar, não há quem não se encante, quem não se poste seduzido em fascínio. Quem participa fazendo, quem participa assistindo, vale lembrar que participantes somos todos. Encantamento, porque as rodas estão recheadas de sentido, estes inenarráveis, mágicos e maravilhosos. Assim, estar criança no meio de uma roda colorida e barulhenta é aventura de viver em um mundo mitológico e de encantarias!
sábado, 27 de março de 2010
RCNEI
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, tem sido um dos nossos objetos de estudo, discussão e reflexão nos HTPC.
Confiram o vídeo:
Qualquer boa informação, nunca é demais...
Então, deixamos aqui uma reflexão que surgiu na nossa equipe...
Se temos disponível um material tão rico, que envolve todas as problemáticas da educação infantil , sem deixar receitas, mas dando subsídios para que os professores reflitam sobre sua prática pedagógica fortalecendo e valorizando a escola como espaço de aprendizagem pela experiência; Porquê ainda encontramos práticas que conduzem ações autoritárias, restritivas ou impostas em prol de fundamentos metodológicos esvaziados de sentido????
Só uma reflexão...
ABERTO O ANO DE COMEMORAÇÕES!!!
ESTE ANO NOSSA ESCOLA COMEMORA 10 ANOS!!
O ano de 2010 será vasto em comemorações na escola Ivonne!! As comemorações se prolongarão pelo ano mas tiveram início no dia do aniversário dos 10 anos, dia 25 de março, quando oficializamos nosso projeto institucional 2010!
PROJETO
A
IVONNE É
10 !!
COMEMORAÇÃO
PELOS 10 ANOS
DA ESCOLA MUNICIPAL
PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS
Estão previstas várias ações comemorativas durante 2010. Aguardem e confiram!!!
sexta-feira, 26 de março de 2010
Botando para fora – auto-expressão pela Arte
O propósito da arte no currículo da educação infantil é estimular as crianças a explorarem meios artísticos e proporcionar um veículo para a expressão criativa de cada criança.
Fazer arte não é imitar o trabalho dos outros (o modelo do professor), nem colorir um desenho.
A arte é um processo, e não um produto.
Ela costuma ser confusa e incompleta, segundo os padrões adultos, mas é uma representação do mundo da criança, de como ela o enxerga e consegue expressá-lo.
Seu papel como professor é estabelecer um ambiente propício à criatividade, proporcionando materiais adequados e mantendo a atitude correta. Uma variedade de materiais adequados para o nível evolutivo de cada criança promove as habilidades criativas que TODAS as crianças possuem.
Respeite o trabalho de cada uma; evite comparações e julgamentos.
O esforço de cada uma é suficientemente valioso para ser apresentado, mas não é necessário apresentar o trabalho de todas as crianças ao mesmo tempo. Menos vale mais na sala de aula da educação infantil. Escolha três ou quatro crianças por semana e apresente seus trabalhos artísticos. Todos irão parar para dar uma olhada no trabalho dos “artistas da semana”.
Peça que as crianças falem sobre seus trabalhos. “Fale-me sobre sua pintura” indica interesse no trabalho; “O que é isso?” pode fazer a criança sentir-se inadequada em sua expressão artística. Uma atmosfera rica e um professor carinhoso e instruído são componentes o artista em desenvolvimento.
O uso dos materiais de maneira que os limites sejam determinados apenas pelos meios artísticos fornecidos e pela imaginação da criança possibilita que elas expressem a sua percepção única do mundo.
Este capítulo oferece atividades abertas, nas quais todas as crianças podem se sentir hábeis e o processo é mais valorizado do que o produto. São fornecidas experiências com uma variedade de meios e de formas artísticas, juntamente com sugestões para outras aplicações.
Curiosidades sobre o cérebro
✩ A capacidade de segurar um pincel ou um lápis de cera baseia-se no hemisfério cerebral esquerdo.
Os aspectos da arte ligados à emoção e à comunicação baseiam-se no hemisfério direito.
✩ A criatividade atinge o seu máximo nos anos da educação infantil.
quarta-feira, 24 de março de 2010
Circuítos motores:Em alguns momentos o brincar pode ser dirigido!!
O importante é que a criança BRINCA!!!
reflexão:
Nós temos, na nossa escola, a possibilidade de “brincar” com crianças de diferentes faixas etárias?
Temos a possibilidade de brincar com a atenção e a observação dos professores para o que belamente produzimos enquanto brincamos?
Este mês, fizemos alguns circuítos motores dirigidos na escola. Estes circuítos são pensados estrategicamente pelas professoras visando a Relação espacial corporal e também a desenvolver os aspectos relacionados ao eixo movimento. De acordo ao RCNEI, este eixo incorpora dois seguimentos:
Expressividade
- Experimentação de sensações;
- Na linguagem gestual/movimento corporal
- Expressões faciais
- Brincadeiras que envolvam percepção rítmica, identidade de segmentos do corpo e contato físico.
- Experiências posturais e motoras variadas;
- Organização de ambiente com materiais que propiciem descoberta e exploração do movimento
- Atividades que aperfeiçoam as capacidades motoras das crianças.
O mais interessante desta nossa “estratégia” é que a crianças assumem os rumos da sua própria aprendizagem afirmando que é na simplicidade dos gestos infantis que encontramos conteúdos profundos e verdadeiramente humanos.
CONFIRA:
Parte 1: Expressividade
Uma das possibilidades de se trabalhar a expressividade é na confecção e manipulação da massinha de modelar .
Explorando... manipulando... Sentindo as texturas da farinha seca, depois molhada e no final ela consistente.
Deixá-los descobrir diferentes formas de exploração.
Só as mãos nunca são suficiente, descobrem tambem pelos cotovelos, testa, barriga, cabeça, nariz... e até pela língua!
Equilíbrio e coordenação: Muitas possibilidades...
Parte 2: Trilha de pés e mãos
Infantil “II” e “III”, professoras Edna e Lourdes
-Preciso de ajuda…
Infantil “II” e “III”, professoras Edna e Lourdes
Parte 4: Equilibrando…
Parte 5: Qualquer coisa serve pra fazer um circuíto!!
Circuíto do infantil “I”:
Infantil “II” e “IV”, professoras Michelle e Débora
“ O espaço do parque deve ser convidativo e desafiador e além do brincar espontâneo, podemos usar este espaço para proporcionar às crianças possibilidades diferentes de explorá-lo.”
Abraços!!!
segunda-feira, 22 de março de 2010
Onde estão os tatus-bola?
Tatus-bola deveriam ser elevados à categoria científica infantil

Ali escondidinhos, descansando, por debaixo de um amontoado de tijolos arruinados, de potinhos e latas que servem de ninho para as flores, ficam eles criando famílias inteiras de serzinhos que viram bolinhas quando ameaçados.
Estar em evidência não é bem sua característica predileta, portanto, se deseja visitá-los, largue-se ajoelhado no chão e comece a cutucar cantinhos úmidos. Surpresas terá ao encontrar também uma infinidade de outras naturezas vivas. Sem contar que a família dos tatus-bola tem uma variedade de espécies suficiente para criar enredos magníficos quando nas mãos de crianças. Existem os mais escuros e gordinhos, que enrolam direitinho, os mais chatos e “pernudos”, que não enrolam tão bem, e os de maior tamanho, que mais parecem besouros. Caminham levemente pelas mãozinhas das crianças, sem perigos iminentes, não pertencem à categoria dos nojentos, não exalam cheiros nem gosmas, e ainda levam a grande vantagem de poderem, rapidamente, se transformar de seres caminhantes em seres rolantes. Uma maravilha para quem está buscando explorar o chão que pisa, descobrir os pequenos mistérios da vida e experimentar uma rica oportunidade de conhecer a si mesmo por meio do brincar.
Material pedagógico

Com todo esse potencial, os tatus-bola deveriam ser elevados à categoria científica infantil e receber local de destaque em qualquer espaço que se diga educativo. Deveriam fazer parte do material pedagógico de cada escola, dos currículos e planejamentos da educação infantil, com a seguinte regra: toda escola deve possuir uma quantidade mínima de tatus-bola por aluno. Talvez assim nós nos preocupássemos em aproximar a criança da sua natureza.
Eles representam uma gama de outros seres que têm a mesma função exploratória na infância: os grilos, gafanhotos, vaga-lumes, minhocas, joaninhas, caramujos, formigas, lagartixas, cigarras, mutucas, louva-deuses, besouros, abelhas, aranhas e
tantas outras matérias-primas para a brincadeira e o devaneio infantil.
Mas, infelizmente, não é bem isso que a gestão das escolas – que poderiam ser grandes propulsores – tem priorizado. Hoje, conhecer é opinar, criticar, discutir. E escola é celeiro do saber, do conhecer. Tatus-bola não são temas das discussões
do mundo adulto, portanto fechamos as portas das escolas para eles: “Aqui tatu-bola não entra”. E, como eles, outros interesses e necessidades de natureza infantil ficam de fora.
Estamos criando cidadãos conscientes da importância da preservação do meio ambiente, formamos alunos capazes de descrever todos os efeitos da diminuição da camada de ozônio e de listar os perigos da extinção de espécies como as baleias e o mico-leão-dourado, que sabem reciclar o lixo e economizar a água... Informação não lhes falta, mas e a experiência?

Muito cuidado, pois “quem acumula muita informação perde o condão de adivinhar: divinare”.
Espécie infância
Nessa mania ecológica que vivemos, tentamos preservar tudo menos a infância. Estamos criando reservas ecológicas de preservação de espécies, mas, ao mesmo tempo, oferecemos mais asfalto, cimento e prédios para as nossas crianças. Trocamos as sacolinhas plásticas dos supermercados por sacolas de pano, mas, ao mesmo tempo, distribuímos uma infinidade de brinquedos barulhentos e não recicláveis aos meninos.
Não temos tempo para cutucar a terra com nossas crianças.
A espécie infância corre risco de extinção e, ainda assim, sabemos mais sobre as baleias do que sobre tatus-bola do nosso próprio quintal.
Tem muita gente por aí proibindo criança de usar uma folha de árvore para fazer um brinquedo, de arrancar uma flor e criar algo belo, com o tal discurso comprado do “ecologicamente errado”.
“Menino, fique longe das plantas e dos bichinhos, você está machucando eles!”, soa ao longe a voz do tal ecológico.
O tal ecológico
Tenho mais pena desse tal ecológico que do menino. Afinal, a criançada tem seus meios de chegar na flor, no vaga-lume e nas árvores, mas o ecológico não. Ficou amarrado na cadeira, pensando no que é a natureza.
Convido, então, os tatus-bola a entrarem pela porta da frente e peço que nos ajudem a distinguir bem a diferença entre caminhar e enrolar.
Será que estamos caminhando ou enrolando?
Infantil III - B
Prô Elaine
fonte: Brincar -Um Baú de Possibilidades