Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

sábado, 19 de dezembro de 2009

É tempo de festa e celebração!

Festejar a vida e celebrar um novo ano.
Interessante como chegamos ao final do ano cansados, mas nos recuperamos e
tomamos novo entusiasmo quando ele recomeça...
Que bom saber que tudo é passageiro... tanto a tristeza, quanto a alegria...
É bom, pois só assim podemos ver a beleza de algo que nos deixa feliz!
Por isso.. curtam esses períodos de festas com as pessoas que lhe querem bem...
não exagere em nada... pois haverão outros períodos de festas...
Distribua carinho a todos e, para quem assim como eu, se sente deprimido em épocas natalinas, saibam que fazer o bem faz bem... isso com certeza é a melhor expressão e manifestação do que essa época significa.
De mim para todos vocês!!!

FELICIDADE, SAÚDE, PAZ E MUITO AMOR!!! E 2010 MOTIVOS PARA SORRIR.

Débora Cristina.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Àqueles que caminharam conosco...

ÀQUELES QUE CAMINHARAM CONOSCO EM 2009

Apenas uma mensagem para o novo ciclo que se aproxima

Estamos chegando ao final de mais um ciclo! Louvemos por isso!

Vivenciamos ou passaram por nossos olhos acontecimentos marcantes,

Outro nem tanto... São novos?... Não!

Ao longo dos tempos fatos similares passaram e a humanidade continua...

Perder as esperanças? JAMAIS! Renová-las? SEMPRE!

Lamentar perdas? Sim, algumas... mas continuar...

Outras oportunidades virão a todos. Lições ficaram... outras virão...

As vezes, apenas ver a luz do sol no dia seguinte, é a grande felicidade, a máxima da vida, quando muitos já não podem ver aqui na Terra.

É ordem continuar, é imprescindível viver!

Persistir na busca de que acreditamos e queremos

Lutar vale a pena! Não se pode viver de sonhos, sem esperanças!

Fica a saudade dos momentos felizes, as boas lembranças que nos

Acompanharão... sabe-se até quando queiramos por companhia.

Um adeus definitivo para os momentos difíceis já superados... foram-se! Graças!!!

Os que porventura ainda tenhamos que superar, farão parte da nossa luta...

Nunca esquecer que essa festa é nossa...

A vida é a nossa festa... que você faça o seu natal o mais bonito, alegre e feliz

Não importa onde você está, Não importa se está “com” se está “sem”

Não importa se “tem” ou se “não tem”

O Natal é seu, nada poderá impedir de ser natal no seu coração.

Que o inicio do novo ciclo seja um arco-íris de esperanças, de força, de fé...

Multipliquem-se os sentimentos de fraternidade, de amor, paz, alegria e otimismo.

Mesmo que a intenção seja só por um instante, só porque é final de ano...

Já está valendo a pena! Um dia ela fica de vez...

Deixa de ser intenção, vira realidade

Continuemos, pois, ao iniciar o ano sintonizados, de mãos dadas

Não só através desta tela mágica, mas principalmente no coração.

Os sonhos continuam... novos sonhos nascerão... viver intensamente...

Ser feliz é nossa meta... você sempre será muito importante para a vida...

Ela precisa de você!!

Feliz Natal e um Ótimo Ano Novo!!!

São os votos das profª Edna, Márcia e Viviane

projeto "Um giro pelos Ritmos do Brasil"

DANÇAS FOLCLÓRICAS


De acordo com o que estava programado, dentro do projeto "Um giro pelos ritmos do Brasil", no final do mês de novembro, os alunos do INFANTIL V - A, realizaram as duas útimas apresentações, representando a região sul do país - a Chula e a Dança das Fitas...


CHULA

CHULA, típica do Rio Grande do Sul, é dançada em desafio, praticada apenas por homens. Ela tem bastante semelhança com o lundu sapateado. A chula antigamente era usada durante os bailes, onde dois peões queriam dançar com uma mesma prenda, então desafiavam-se, aquele que fizesse o passo, em sapateio, sem erros teria o direito a dançar com esta prenda pelo resto do baile.

Hoje essa dança é mostrada apenas de forma cultural durante eventos., utilizando uma vara denominada lança, medindo cerca de 4 metros de comprimento, colocada no chão, com dois ou três dançarinos dispostos em suas extremidades. Ao som da gaita gaúcha, os dançarinos executam diferentes sapateados, avançando e recuando sobre a lança.


assistam a linda apresentação...


DANÇA DAS FITAS

DANÇA DAS FITAS, cuja origem tem várias definições, uma delas é que surgiu na Alemanha para celebrar a primavera, e homens e mulheres dançavam em volta da árvore de maio. Uma outra definição é que a dança das fitas é uma reminiscência dos rituais em homenagem aos deuses da fertilidade, quando as pessoas enfeitavam as árvores em agradecimento aos frutos dela nascidos. Essa dança se espalhou pelo mundo inteiro, e no Brasil, ela é desenvolvida no Sul do país.





quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Assim não dá! Não exibir os desenhos das crianças na escola

Pequenos artistas

Na tentativa de criar um ambiente familiar para a meninada, muitas escolas de Educação Infantil optam por enfeitar as paredes com personagens de desenho animado e cenas de contos de fadas. A iniciativa, por mais bem intencionada que seja, não dá às crianças a chance de interagir com o espaço e pode acabar reforçando estereótipos. A escola que faz uma decoração com imagens desse tipo acaba mostrando aos pequenos que não quer que eles marquem o ambiente em que trabalha com produções próprias.

Além disso, os personagens escolhidos nem sempre são familiares a todos. Muitos desenhos representam mais a visão que o adulto tem dos interesses infantis do que o universo em que a meninada vive.

Em vez de pendurar em murais e varais exclusivamente as produções dos adultos, é mais interessante usá-los como espaço de reversibilidade, capaz de abrigar diferentes produções dos pequenos ao longo do ano, de acordo com o plano de trabalho desenvolvido pelo professor.

Com isso, eles se veem naquele espaço, se identificam com o ambiente e podem perceber e comentar as semelhanças e diferenças entre seus trabalhos e os dos colegas.

Ao participar do local em que passam boa parte do dia, os alunos entendem que a escola se interessa pelo aprendizado e valoriza o esforço de cada um. É uma ótima maneira de dar aos pequenos um ambiente familiar, em que se sintam, de fato, acolhidos e prestigiados.
Ronaldo Nunes (ronaldo.nunes@abril.com.br). Com reportagem de Elisa Meirelles, Pablo Assolini e Rita Trevisan

fonte:http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/educacao-infantil-no-brasil/nao-exibir-desenhos-criancas-escola-educacao-infantil-decoracao-sala-aula-511222.shtml

Pensamento Infantil através do desenho

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Entrevista
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A pedagogia do brincar
Janet Moyles
Mesmo já tendo se aposentado pela segunda vez, Janet Moyles não deixou de se envolver intensamente em projetos ligados à educação infantil. Professora emérita na Anglia Ruskin University, em Chelmsford, na Inglaterra, ela trabalha com educação pré-escolar tanto no Reino Unido quanto em outros países. "Faço parte de bancas examinadoras de teses de doutorado em diversas instituições e, dessa forma, continuo aprendendo através do trabalho de outras pessoas", conta. Além de ser responsável pelo website da Training, Advancement and Co-operation in Teaching Young Children (TACTYC, disponível em www.tactyc.org.uk), em março de 2010, Moyles será uma das anfitriãs de um congresso internacional intitulado Currículo na primeira infância: política e pedagogia no Século XXI - um debate internacional. Escritora prolífica, ela também tem diversos livros publicados, como A excelência do brincar, Só brincar? e Fundamentos da educação infantil, todos relacionados a atividades lúdicas e crianças pequenas e publicados no Brasil pela Artmed. Na entrevista a seguir, Janet Moyles fala sobre a importância do brinquedo para o desenvolvimento das crianças.

Como o brincar deve ser usado no currículo dos primeiros anos da educação infantil?

Brincar é uma parte fundamental da aprendizagem e do desenvolvimento nos primeiros anos de vida. As crianças brincam instintivamente e, portanto, os adultos deveriam aproveitar essa inclinação "natural". Crianças que brincam confiantes tornam-se aprendizes vitalícios, capazes de pensar de forma abstrata e independente, assim como de correr riscos a fim de resolver problemas e aperfeiçoar sua compreensão. Significa que os programas de educação infantil inicial devem estar baseados em atividades lúdicas como princípio central das experiências de aprendizagem. Isso é bastante difícil de conseguir na vigência de práticas excessivamente prescritivas em termos de conteúdo curricular. Crianças pequenas alcançam a compreensão através de experiências que fazem sentido para elas e nas quais podem usar seus conhecimentos prévios. O brincar proporciona essa base essencial. É muito importante que as crianças aprendam a valorizar suas brincadeiras, o que só pode acontecer se elas forem igualmente valorizadas por aqueles que as cercam. Brincar mantém as crianças física e mentalmente ativas.


A brincadeira infantil deve ser sempre espontânea ou os adultos podem interferir no sentido de auxiliar a criança a construir novos conhecimentos?

Existe uma grande diferença entre intervenção e interação. Os adultos devem interagir com as crianças durante as brincadeiras quando puderem fazer isso de uma maneira que não seja invasiva e que estimule a compreensão das crianças. Os adultos só devem intervir diretamente quando há necessidade de garantir a segurança das crianças ou de adequar os propósitos de inclusão. O brinquedo espontâneo fornece muitas informações sobre o que as crianças são capazes de compreender e fazer - somente de posse desse conhecimento é que os educadores têm condições de saber o que uma criança pode precisar e vai querer aprender depois.


O que é importante que os adultos saibam para melhor aproveitar o potencial educativo das brincadeiras?

É essencial conhecer o máximo possível sobre a criança e suas experiências anteriores, sua cultura e sua linguagem. Observar e ouvir a criança para descobrir no que ela está prestando atenção ou no que está interessada e, de vez em quando, fornecer determinados recursos ou criar um contexto para sustentar esses interesses são formas mediante as quais os adultos podem "ensinar" através do brincar. Fundamentalmente, uma dos principais funções dos educadores é arranjar tempo para conversar com as crianças quando a brincadeira precisa terminar, sobre o que estavam fazendo e o que pareciam estar obtendo com ela. Igualmente imprescindível é o subsequente planejamento dos educadores para ampliar e desenvolver as oportunidades dos alunos através de suas brincadeiras espontâneas, a partir da análise e avaliação das experiências lúdicas de cada dia.


Existe um nível de excelência em relação
às experiências lúdicas das crianças?

As experiências das crianças podem ser consideradas "excelentes" quando elas tiverem começado a brincar por iniciativa própria e forem capazes de dar continuidade a uma determinada brincadeira no decorrer do tempo. Refiro-me a possivelmente várias horas e, às vezes, até mesmo dias: por exemplo, quando elas começam a desempenhar papéis de uma história de sua própria escolha e com o passar do tempo retornam a ela várias vezes, ampliando e desenvolvendo a temática e as dimensões da brincadeira. Outro exemplo é quando a criança escolhe fazer alguma coisa e retorna a seu modelo durante alguns dias, fazendo gradativas melhorias e acréscimos que lhe parecem atraentes.


Qual o papel do adulto nesse processo?

O papel do adulto é o de sustentar a brincadeira, observando as ações e ne­cessidades da criança para oferecer recursos adicionais (humanos ou materiais) que garantam a progressão na aprendizagem. À medida que brincam e agem sobre a realidade, as crianças devem ser incentivadas a narrar e dar sentido a suas próprias atividades. O foco central na fala permitirá que se desenvolva a metacognição. A genuína valorização do brincar das crianças permite-lhes desenvolver disposições positivas para aprenderem e serem ensinadas, capacitando-as a assumir a responsabilidade por sua própria aprendizagem. Aprender brincando é - e deve ser - uma viagem de descoberta para as crianças, que aprendem que aprender é algo que vale a pena e que, a fim de aprender, é preciso correr riscos e ser criativo. A excelência deve ser a de criança e educadores que aprendem juntos através de experiências lúdicas.


Qual o papel do meio nas manifestações simbólicas das crianças?

As culturas (do lar, da comunidade, do credo ou do grupo étnico) são a base de grande parte do brincar das crianças, tanto de modo positivo quanto de modo negativo. A cultura da escola e a socialização no ensino escolar podem representar um grande problema para algumas crianças, especialmente quando o ambiente escolar é muito formal em relação ao ambiente pré-escolar. Em alguns grupos étnicos, somente os contextos de aprendizagem formais são aceitos como "educação", sendo o brincar visto como algo "fútil", e não um processo de aprendizagem. Os educadores têm muito a fazer nesse contexto para permitir que os pais compreendam o valor do brincar e seu significado na aprendizagem.


O que os professores podem fazer?

Essa não é uma tarefa fácil, mas tirar fotografias das atividades das crianças e indicar o nível e profundidade da aprendizagem ao brincar com água pode ajudar os pais a compreender. O ambiente doméstico das crianças exerce uma forte influência sobre o seu potencial de aprendizagem e os significados que elas extraem do mundo a seu redor. As crianças simbolizam as realidades de sua vida através das brincadeiras. Crianças chinesas que brincam em uma área local vão querer usar "pauzinhos" e pratos pequenos, em vez de garfos e facas, por exemplo.


Qual deve ser a formação do educador infantil para trabalhar diretamente com as crianças
em escolas?

No Reino Unido, as crianças de menos de 5 anos estão em escolas privadas, mantidas por instituições, públicas ou voluntárias. Muitos dos profissionais que nelas trabalham não têm formação como professores, ainda que atualmente haja um movimento para garantir isso. Minha opinião pessoal é de que todos os que trabalham com crianças pequenas devam ter uma formação pedagógica formal - sou contra a própria palavra "treinamento", porque ela não reflete os níveis de conhecimento e compreensão mais profundos que, a meu ver, devem ser adquiridos, especialmente pelos que trabalham e brincam com crianças pequenas.


Existe uma pedagogia própria para a infância?

A pedagogia da infância inicial é a pedagogia do brincar. Seus elementos são o brincar espontâneo, o aprender brincando, o ensinar brincando, as intenções curriculares, a avaliação e as reflexões dos profissionais. O brincar exerce controle sobre a criança, sendo conduzido e mantido por ela. Ele é criativo, aberto e imaginativo. O papel do educador é disponibilizar recursos, ser um observador interessado (currículo e avaliação), interagir (se convidado) e compreender o brincar de uma perspectiva desenvolvimentista. É proporcionar recursos, interagir, ampliar o vocabulário e perceber as intenções curriculares na brincadeira. Por outro lado, ensinar brincando significa utilizar a alegria natural, inata da criança ao brincar, e garantir que as tarefas sejam apresentadas às crianças da maneira mais aberta possível. Essa forma de ensinar utiliza os recursos percebidos pela criança como "divertidos", e o papel do adulto é propor tarefas divertidas, relacioná-las ao currículo requerido e apresentar as tarefas de modo criativo e divertido. Esses são aspectos interligados, embora distintos, utilizados em um contexto educacional. É necessário planejamento em todas as etapas, mas ele difere conforme o papel do educador.


Os conhecimentos formais podem ser articulados com uma cultura lúdica?

Se por "conhecimentos formais" entende-se a capacidade de ler e escrever, fazer operações aritméticas, bem como ter conhecimento de ciência, história e geografia, então todos eles podem ser articulados a uma cultura lúdica. Conforme os recursos lúdicos oferecidos pela escola ou pelo ambiente pré-escolar, as crianças mobilizarão seu conhecimento anterior para criar um contexto lúdico no qual elas podem usar e articular o conhecimento curricular "formal".


Que exemplos a senhora poderia dar em relação a isso?

Crianças que têm a oportunidade de criar e desenvolver uma agência de turismo em sala de aula vão necessariamente utilizar e ampliar seus conhecimentos sobre lugares, linguagem (através de reservas), matemática (através dos preços das viagens), tempo e, potencialmente, conhecimento científico de voos, fretes, peso da bagagem e coisas desse tipo. Um ambiente ao ar livre montado como uma estufa de plantas pode proporcionar experiências "formais" em toda a extensão curricular, além de atividades lúdicas, como escavar, rastelar e plantar. Na verdade, é muito mais fácil proporcionar um programa de ensino amplo e equilibrado através desse tipo de atividade do que através de atividades praticadas na sala de aula ou em folhas de exercício. Experiências de aprendizagem semelhantes a essas que foram descritas têm mais chance de proporcionar às crianças com menos de 11 anos um leque mais amplo de habilidades e conhecimentos do que os programas de ensino baseados em matérias.


Como a senhora entende a relação entre a brincadeira e a arte?

Brincar é um processo muito criativo, assim como a arte é criativa, e não tem limites predefinidos. Ambos têm em comum a necessidade de flexibilidade e o desenvolvimento do pensamento eclético. A arte envolve tanto a compreensão que os artistas têm de si mesmos e de seu lugar no mundo quanto do resultado. De modo análogo, o brincar permite que as crianças aprendam sobre si mesmas, suas tolerância, suas habilidades e seu relacionamento com outras pessoas. A arte e o brincar são processos e, ainda que ambos possam ter um "produto" explícito, este não é necessário a nenhum deles. Mais do que isso, eles permitem que a pessoa envolvida, na atividade artística ou lúdica, utilize estratégias de tentativa e erro para aprender e desenvolver ideias. A arte e o brincar exigem que os participantes sejam imaginativos e oferecem oportunidades para que os envolvidos reflitam sobre sua própria aprendizagem e suas habilidades.