Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

VIsita à Sitiolândia

O dia 30 de Outubro p.p, foi o dia do nosso passeio à SITIOLÂNDIA
e foi TUDO DE BOM!!!!!

Confiram algumas imagens...

VAMOS PASSEAR???

Chegada!!!!!!
Boi...Boi...Boi...
Tiranossauro Rex!!!!!!!!!!!!!!!
Curucucu
caminhos misteriosos...
Embarque neste Carrossel... Rafa e Laura Rosa
Ryan, Thomas e Caio...
Monitor "Tio Dado", uma Simpatia!
Hora do lanchinho...Que hora tão Feliz!!
.
.
.
E as Prôs, como sempre... brincando em serviço!!
.

Boi...Boi...Boi... Boi da Cara branca...

A Prô Michele conquistando os monitores...

Lia e prô Débora prontas para a tirolesa!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

'IDEIAS DE BRASIL POR BRASILEIRINHOS"






“BRASIL... MEU BRASIL BRASILEIRO... VOU CANTAR-TE NOS MEUS VERSOS”

CONHECER O BRASIL É ÓTIMO, MAS PODER RECONHECÊ-LO ATRAVÉS DE SUA FAUNA E FLORA É MAIS QUE ESPECIAL.
É ASSIM QUE A TURMA DO INFANTIL IV-C VEM DESCOBRINDO AS BELEZAS DO INTERIOR DESSE PAÍS.
ATRAVÉS DO CONTATO COM LITERATURA, CANÇÕES, ILUSTRAÇÕES E REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS, AS CRIANÇAS ESTÃO DESCOBRINDO AS CORES, AROMAS, SENSAÇÕES, SONS E A DELICIOSA EXPERIÊNCIA DE SEREM BRASILEIROS.
A BRINCADEIRA COM MELECA, TINTA, PAPEL E, PRINCIPALMENTE, A CRIATIVIDADE BRASILEIRA, APARECEM NAS ESCULTURAS CONSTRUÍDAS PELA TURMA.
SÃO IDEIAS DE BRASIL FEITAS POR BRASILEIRINHOS.
VALE A PENA CONFERIR SEUS TRABALHOS.

“VEJAM ESSA MARAVILHA DE CENÁRIO... E O ASFALTO COMO PASSARELA... SERÁ A TELA... DO BRASIL EM FORMA DE AQUARELA”
CONFIRA AS FOTOS DESSE TRABALHO.


FRUTAS NATIVAS DO BRASIL E FRUTAS EXÓTICAS CULTIVADAS NO PAÍS, ÁRVORES COMO O IPÊ-AMARELO, JACARÉ-DO-PAPO-AMARELO, TUCANO DO BICO VERDE, CARANGUEJEIRA, JAGUATIRICA, MICO-LEÃO-DOURADO E PEIXE DOURADO... ESSAS SÃO NOSSAS ESCULTURAS... QUE REPRESENTAM TÃO BEM A BIODIVERSIDADE NACIONAL.

CIRANDA

A ciranda apresentada pelos alunos do INFANTIL V - A é típica das praias, mais precisamente do norte de Pernambuco. É uma manifestação bastante comunitária, não tendo nenhum preconceito quanto ao sexo, cor, idade, condição social ou econômica dos participantes. Os passos das dança variam com a própria dinâmica da manifestação, mas os três mais conhecidos dos cirandeiros são: a onda, o sacudidinho e o machucadinho.

A ciranda começa com uma pequena roda de pessoas, que vai aumentando á medida que outros chegam para dançar. Não possui vestimenta própria, quem participa pode utilizar qualquer roupa, e geralmente pés descalços.


APRESENTAÇÃO...


quinta-feira, 29 de outubro de 2009

PREMIAÇÃO SELO "AQUÍ SE BRINCA" 2009

Representar nossa equipe num evento como este e poder sair orgulhosamente com um prêmio que representa o reconhecimento do nosso trabalho, celebrando o doce sabor de dizer que VALE A PENA O ESFORÇO DE FAZER O MELHOR, ainda que com falhas, mas com a certeza que fizemos tudo o que esteve ao nosso alcance !
Hoje provamos que estamos no caminho certo e que é possível oferecer uma educação de qualidade, mesmo com recursos limitados , porque um trabalho de qualidade depende muito mais dos recursos humanos do que dos materiais.


VALEU EQUIPE!!!.


Entrada City Bank Hall

By OMO

Coquetel

By OMO

By OMO

Evento

By OMO

Sebastian Reyes, vice-presidente de Marketing da Unilever

By OMO

Show !!!!!!!!!!!!!!!

By OMO

Lia carla, nossa coordenadora, no Palco entre as ganhadoras do prêmio.


Emoção e...

Muita Alegria!!!

Aquí TAMBEM se brinca!!!


O que é o Selo "AQUÍ SE BRINCA"?



O Selo Aqui se Brinca reconhece e premia as escolas que possuem as melhores práticas do brincar. O objetivo do Selo é difundir a importância do brincar em espaços escolares e estimular o debate na sociedade sobre a defesa do direito à infância. A iniciativa procura ser um instrumento efetivo de troca de conhecimentos e de boas experiências do brincar entre as instituições de ensino Infantil e Fundamental I.

A escola é um espaço fundamental para o brincar. É lá que a criança tem a oportunidade de conviver com outras crianças, fora do contexto familiar, e onde permanece grande parte do dia. Portanto, é na escola que o brincar de qualidade pode e deve ser incentivado como forma de permitir que a aprendizagem esteja presente na experiência vivida pela criança. O Selo Aqui se Brinca acredita que o brincar é a atividade mais completa de aprendizagem da infância e o considera como linguagem primordial da criança. O Selo valoriza o lúdico em todas as suas formas de expressão.


segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Coordenador Pedagógico

É ele quem faz os craques brilharem

Com atuação voltada à aprendizagem e à formação dos educadores, o coordenador pedagógico afina o time de docentes da escola

Para ser bem exercida, a função de coordenador supõe um enorme conhecimento do conjunto da escola. Quem são os alunos? Quais turmas apresentam maior dificuldade (e em quais disciplinas)? Como trabalham os professores? Quais necessitam de maior auxílio na formação em serviço? O que os estudantes estão aprendendo - e o que estamos fazendo para ajudar aqueles que ainda não chegaram ao nível desejado? Como se vê, o foco desse profissional aponta fortemente para a gestão da aprendizagem e para a formação dos professores. Isso inclui dominar algumas coisas que nenhuma faculdade ensinou a ele: saber como o currículo foi desenhado, quando e como se articulam as áreas do saber e quais os modelos de avaliação disponíveis. Apesar de não ser uma tarefa fácil, ela é indispensável. É justamente o conhecimento das diferentes disciplinas, de seus objetivos, de suas propostas de recuperação, da bibliografia adotada e das metodologias propostas que conferirá a ele a respeitabilidade dos professores. Isso exige muito estudo. Para isso tudo, o coordenador tem meios de atuação difusos: a presença nas atividades pedagógicas que alunos e professores promovem, a conversa individual com os docentes e a direção, as apresentações de trabalhos, as organizações de estudos do meio, as visitas e as festas, o material que ele torna disponível na sala dos professores, os avisos que deixa no quadro e até mesmo a sala do cafezinho. Mas ele conta ainda com um momento privilegiado. É o chamado Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), período de formação em serviço durante o qual seu "jeitão" aparece e se consolida. Ali, o coordenador desenvolve seu máximo trabalho: fazer com que os professores, os verdadeiros craques do time escolar, brilhem (porque são as estrelas e, afinal, cabe a eles preparar as aulas, trabalhar duramente com centenas e centenas de alunos, corrigir provas e trabalhos, extenuar a voz para ser ouvido e ainda readequar suas aulas ao seu plano inicial). No HTPC, o coordenador ilumina o trabalho dos docentes, colocando-os como o centro do processo de ensino e aprendizagem: o que cada um deles faz de melhor? O que precisa aprofundar, estudar mais, trocar com os colegas? É possível, por exemplo, levar para esse horário uma prova tão boa, concebida por um dos integrantes da equipe, que mereça ser estudada pelos colegas. Atitudes assim põem em relevo a liderança do coordenador pedagógico. Não se trata, aqui, de liderança como imposição, mas como prestação de serviço, que junta as partes dispersas, evidencia as coisas boas, participa do dia-a-dia, avalia rumos, dá ideias com base nas necessidades, estimula práticas criativas de alunos e professores e apoia o diretor para cumprir sua tarefa de construir caminhos para a escola junto com a comunidade. Para retornar à metáfora futebolística, ele é um dos que mais ajudam a bola a correr bem redonda no gramado. Como o técnico, pode até não entrar em campo nem levantar o troféu, mas, sem ele, não existe time campeão.

Fernando José de Almeida

domingo, 25 de outubro de 2009

Estaremos Lá!!!

A premiação será no dia 27 de outubro, no CITIBANK HALL, São Paulo, às 19:30 Hs. Quem desejar poderá assistir a premiação ao vivo através do site: http://www.omo.com.br/


Somos Finalistas

.VENHO ATRAVÉS DESSA PARTILHAR QUE SOMOS VENCEDORAS.


HÁ TRÊS ANOS UM GRUPO DE PROFESSORAS, NUMA ESCOLA PÚBLICA, COM POUCOS RECURSOS FÍSICOS, MATERIAS E HUMANOS, DECIDIRAM INVESTIR NUMA ENSINAGEM DE QUALIDADE E MUDARAM A FORMA DE TRABALHAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL NESSA ESCOLA.

A VALORIZAÇÃO DA INFÂNCIA E O RESPEITO AO INTERESSE DAS CRIANÇAS COM SENSIBILIDADE PARA OBSERVÁ-LAS E OUVÍ-LAS, PASSOU A SER O EIXO DO NOSSO TRABALHO... SEMPRE ATENTAS AO FATO QUE A LEITURA DO MUNDO PRECEDE QUALQUER LEITURA DO CÓDIGO ESCRITO E COM ISSO DECOBRIMOS QUE PARA BRINCAR O CAPITAL HUMANO É MUITO MAIS ESSENCIAL QUE O MATERIAL...

DESSA FORMA, GANHAMOS A ATENÇÃO DE UMA EMPRESA INTERNACIONAL DE GRANDE PORTE - O CONGLOMERADO UNILEVER, ATRAVÉS DE SUA MARCA OMO - E RECEBEMOS DA REFERIDA EMPRESA UMA CONVITE DE PARCERIA VIRTUAL...

DENTRO DE SEU TRABALHO COM A RESPONSABILIDADE SOCIAL, A MESMA EMPRESA PROPRÔS UM CONCURSO QUE VALORIZASSE A PRÁTICA DO BRINCAR NA ESCOLA COMO FONTE DE APRENDIZADO... NOS INSCREVEMOS SEM NENHUMA PRETENSÃO, MAS SIM COMO UM RECONHECIMENTO PESSOAL POR NOSSO PRÓPRIO TRABALHO...

DEPOIS DE PASSAR POR VÁRIAS ETAPAS DE CLASSIFICAÇÃO, HÁ ALGUNS DIAS, RECEBEMOS UM CONVITE SOLICITANDO NOSSA PRESENÇA NO EVENTO DE PREMIAÇÃO... OU SEJA, FOMOS , POR ESSA EMPRESA, RECONHECIDAS E TRAREMOS, PARA A NOSSA ESCOLA O PRÊMIO... SEU SELO, ATESTANDO QUE NOSSO TRABALHO É DE QUALIDADE E QUE RECONHECEMOS OS DIREITOS DA CRIANÇA, PRINCIPALMENTE, NA INFANCIA.

VALEU AMIGAS!!!... DEPOIS DE HORAS DE TRABALHO, ALGUNS DELES, NÃO REMUNERADO, SUOR, INVESTIMENTO DE DINHEIRO PRÓPRIO E POUCO OU QUASE NENHUM RECONHECIMENTO, ÀS VEZES, ATÉ DESCRÉDITO, POR NOSSA PEDAGOGIA DE TRABALHAR COM PROJETOS E A HUMANIZAÇÃO DA RELAÇÃO DE ENSINAGEM... CHEGAMOS LÁ!!! AFINAL, JÁ SABÍAMOS QUE MUITAS DE NOSSAS CONCEPÇÕES ESTAVAM CAMINHANDO NA MESMA DIREÇÃO DA NOVA PROPOSTA CURRICULAR.

PAIS, AMIGOS E VISITANTES QUE LEREM ESSA SAUDAÇÃO, FIQUEM, NÃO ORGULHOSOS POR NÓS EDUCADORAS, MAS FELIZES POR SABEREM QUE SE OS GESTORES EDUCACIONAIS SE EMPRENHASSEM NA VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E NA VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COMO UM TODO, O FUTURO DE NOSSAS CRIANÇAS ESTARIA GARANTIDO E COM QUALIDADE...

SABEMOS QUE O IMPORTANTE É O PROCESSO PELO QUAL A CRIANÇA ADQUIRE O CONHECIMENTO E NÃO O PRODUTO FINAL DESSA APRENDIZAGEM.
"YES, WE CAN!!!"

PROFESSORA DÉBORA.