Pelo segundo ano consecutivo vivenciamos na escola Ivonne uma experiência marcante no mês de outubro! Organizamos nosso II DIA DA EXPERIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL. Mais uma vez a comunidade foi convidada a Vivenciar situações além de simplesmente saborear uma experiência, exigiu deles que se arriscassem no imprevisto da experimentação!
Durante o ano de 2011 trabalhamos os princípios da Carta da Terra com as crianças, funcionários e comunidade, decidimos portanto que neste dia especial todas as nossas ações girassem em torno destes princípios. Aproveitamos para comemorar o Dia das Crianças de uma maneira bem `ivonneana` visto que para nós, o melhor presente que uma criança pode receber é vivenciar uma experiência marcante ao lado de suas famílias. Reforçamos assim ainda mais nosso currículo com a comunidade, explicitamos a importância do brincar e estabelecemos nosso compromisso de formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros.
O EVENTO
Apesar da semana ter sido chuvosa e cinzenta, fomos brindados com um sábado ensolarado e caloroso, certamente o universo conspirou para que tudo fosse perfeito…
Todos que chegavam eram acolhidos e presenteados com o``kit Ivonne`` que consistia numa sacola retornável e uma caneca permanente.
Ao adentrarem à escola puderam apreciar uma exposição onde estavam documentadas as etapas do trabalho pedagógico de cada turma dentro do que intitulamos ``Projeto Vivências``. Assim os pais e todos que nos visitaram, por intermédio desses registros, tiveram condições de conhecer situações vivenciadas pelo filho que até então desconheciam, ou que ainda não conheciam por inteiro.
Após circularem pelo pátio de convivência observando os grandes murais expositivos todos foram convidados a assistirem o vídeo ``Expedição Fotográfica: Princípios da Carta da Terra``,vídeo construído pela equipe pedagógica focando todo o trabalho do Projeto Vivências através de imagens autoexplicativas dos alunos em plena ação.
Ao termino do vídeo e de serem provocados a pensar na sustentabilidade, todos os presentes participaram de um momento interessante, uma RODA. A roda, hábito entre nossos alunos, foi a princípio apresentada aos pais. Muitas mães fotografando, pais orgulhosos…
Foi grande a surpresa quando todas as famílias foram convidadas a participar também da roda! As crianças ficaram bastante orgulhosas em convidar seus pais para participar da brincadeira, que a princípio ficaram inseguros mas aos poucos deixaram a vergonha de lado e se divertiram imensamente nesta experiência. O pátio da nossa escola ficou pequeno para acolher tantas pessoas, mas o calor humano transbordou e todos participaram intensamente.
Ao terminarem a roda dividimos os participantes em 4 equipes, (Cada equipe liderada por 2 professoras) o objetivo seria enfatizar que a brincadeira é a mais indicada forma de aprender e que podemos abrir mão dos brinquedos convencionais e nos valer de materiais não estruturados e sustentáveis como sucata, papelão... imaginação e criatividade. Assim, cada família construiu o presente de dia das crianças junto com seu filho, valendo-se de materiais reaproveitados e não convencionais. Tivemos oficinas de PIPA, MASSINHA CASEIRA, PETECA e MARCADORES DE LIVROS. Permitimos que as crianças e suas famílias experimentassem, se divertissem e confraternizassem... Simplesmente isso! Fizemos ao final uma reflexão coletiva do quanto as experiências infantis são importantes ao desenvolvimento da criança e do quanto o consumismo exacerbado pode atrapalhar a convivência entre pais e filhos.
Ao terminarem a confecção nas oficinas iniciou-se o momento do brincar em família! Demos como opção brincar no parque, escorregar no barranco com papelão, pintar a parede com rolo e água e subir e descer o barranco com terezas feitas de cordas amarradas em árvores ao redor da escola. Foi uma loucura!!
As famílias terminaram a experiência sujas, cansadas e felizes!
De volta ao pátio de convivência participaram da inauguração da Sala de Leitura Maurício de Souza e da reinauguração do nosso refeitório, que agora terá um aspecto de restaurante, enfatizando o prazer de comer com independência, responsabilidade e em comunhão com os companheiros.
Para finalizar, todos se serviram do ``Combo Ivonne`` (lanche natural, suco na caneca permanente e picolé de frutas) ao som de uma dupla sertaneja (tradição cultural da nossa região).
Com esse evento deixamos claro que podemos trabalhar as questões ambientais com crianças de todas as idades, deixamos evidente também que o meio ambiente vai muito além de falar com as crianças sobre reciclagem e plantar feijões em potes de iogurte. Meio ambiente diz respeito aos relacionamentos, ao convívio saudável, ao bem estar familiar, ao entendimento real do mundo capitalista, à posturas e atitudes, às tradições culturais…
Não somos contra o Dia das Crianças, nem queremos dizer que nossa escola é melhor porque não oferece presentes às crianças nesta data, queremos apenas compartilhar uma maneira um pouco mais sustentável de comemorar uma data tão marcante.
CONFIRA NOSSA GALERIA DE IMAGENS:
Equipe responsável pela festa!!
AGRADECIMENTO ESPECIAL ÀS MÃES PARCEIRAS QUE AJUDARAM PRA QUE TUDO DESSE CERTO!!
FAMÍLIAS!!
É preciso registrar!!!!
ATÉ A PRÓXIMA!!!!