Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ANIMAIS BRASILEIROS


Este é um dos temas, que trabalhava a turma da professora Débora, quando surgiu o interesse pela aranha caranguejeira.
Depois de pesquisarem em vários livros e apreciarem muitas imagens, a professora leu para a turminha a história "A Árvore e a Aranha" de Rubem Alves. "UM BELO CONTO DE FADAS NO QUAL A ARANHA É UMA PERSONAGEM SUPER SIMPÁTICA QUE SE APAIXONA POR UM GRILO E ACABA DESCOBRINDO QUE O AMOR É A COISA MÁGICA MAIS BELA DO MUNDO E QUE FANTASIAS POSITIVAS SÃO AS MELHORES COISAS DA VIDA" Esta é a essência desse livro, que encantou e poetisou a curiosidade da turma.
Segue a sequência de atividades desenvolvidas até o momento a respeito da 'DONA ARANHA'.
A turma do Infantil IV-C construiu uma escultura da aranha caranguejeira. A estrutura foi trabalhada com jornal e fita crepe.
Depois de pronta o esquema básico, foi feita a votação da cor. A escolha caiu sobre a cor preta, porém não havia tinta preta suficiente e acabou-se fazendo a cor cinza.
Enquanto a escultura ia sendo confeccionada, a turma ouvia a estória da ‘ A árvore e a aranha’ de Rubem Alves.
Foi realizada uma votação sobre as cores da lã que representariam os pelos da aranha. Demorou um tempão até todos votarem. Havia 12 cores. Chegou-se a apenas 3.
Depois de eleita as cores as crianças pegaram tesoura e tiveram que cortar os pedacinhos. A Isabelle demorou muito para terminar de cortar as suas lãs. Todos colaram os pedacinhos nas costas da aranha. Mas turma resolveu deixar a barriga sem pelo.
Como a aranha bota muitos ovinhos, a turminha enfeitou várias aranhinhas de papel cartão usando vários materiais.
Essas aranhinhas serão móbiles que ficarão presos na toca da escultura. `
"É dessa forma que desenvolvo meu trabalho... procuro despertar a curiosidade e a observação das crianças... as crianças são cientistas naturais e pesquisadores natos. " Professora Débora
Veja as fotos dessa etapa do nosso trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário