Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

BRINCAR E EXPERIMENTAR !!!!

Identificar os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos. Esse processo de autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida, é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente. A escola, assim, tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada criança. Com a faixa etária até 3 anos, isso é ainda mais importante. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade "é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir e de pensar e da história pessoal". "O mais indicado é criar situações em que os pequenos descubram suas particularidades e proporcionar a eles momentos de interação com os colegas, sejam eles da mesma idade, mais novos ou mais velhos”. Não é exagero afirmar que praticamente todas as descobertas e brincadeiras feitas

Nos três primeiros anos de vida estão relacionadas à construção da identidade e à autonomia. "Nessa fase do desenvolvimento, todos os objetos manipulados são, para a criança, uma extensão de si mesma." Nessa interação, meninos e meninas procuram entender o mundo que os rodeia. Os bebês querem saber o que é cada coisa e para isso usam todos os sentidos. O brincar e o experimentar são sempre um momento de descoberta. Na escola, é o momento de propor desafios que ajudem a superar limites.

Berçário num momento de experiência gastronômica!!! Banana com leite condensado!!!!

3 comentários:

  1. Que legal... adorei!!!
    Estou acompanhando seu blog pq tenho um filhote de 2 anos e quero muito ajuda-lo a crescer com muitas experiencias.

    ResponderExcluir
  2. Bem Vinda Dedeia! Continue nos acompanhando que postaremos muito mais, tambem pode deixar sugestões e comentários que sempre serão bem vindos.
    Abraços de todos da Ivonne

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida um momento muito enriquecedor!! Mais uma vez, proporcionando à infância momentos inesquecíveis!!! Parabéns!!

    ResponderExcluir