Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Sugestão

DEZ NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR

Philippe Perrenoud
Artmed


O oficio de professor está se transformando: trabalho em equipe por projetos, autonomia e responsabilidades crescentes, pedagogias diferenciadas, centralização sobre os dispositivos e as situações de aprendizagem...
Este livro privilegia as práticas inovadoras e, portanto, as competências emergentes, aquelas que deveriam orientar as formações iniciais e contínuas, aquelas que contribuem para a luta contra o fracasso escolar e desenvolvem a cidadania, aquelas que recorrem à pesquisa e enfatizam a prática reflexiva.

Pode-se utilizar este livro como referencial coerente orientado para o futuro. Porém, ele é, antes de mais nada um convite à viagem, um guia destinado àqueles que procuram compreender para onde se encaminha o ofício de professor.


Philippe Perrenoud

10 Referências e Competências mais específicas para serem trabalhadas na formação contínua (exemplos)

1. Organizar e coordenar as situações de aprendizagem
Conhecer, para uma dada disciplina, os conteúdos a ensinar e sua tradução em objetivos de aprendizagem
Trabalhar a partir das representações dos alunos
Construir e planificar dispositivos e seqüências didáticas
Engajar os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento

2. Gerir a progressão das aprendizagens
Conceber e gerir situações-problemas adequadas aos níveis e possibilidades dos alunos
Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino primário
Estabelecer vínculos com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagem
Observar e avaliar os alunos nas situações de aprendizagem, segundo uma abordagem formativa
Fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão


3. Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação
Gerir a heterogeneidade no interior do grupo classe
Superar barreiras, ampliar a gestão da classe para um espaço mais vasto
Praticar o apoio integrado, trabalhar com os alunos com grande dificuldade
Desenvolver a cooperação entre alunos e algumas formas simples de ensino mútuo

4. Envolver os alunos em sua aprendizagem e seu trabalho
Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber, o sentido do trabalho escolar e desenvolver a capacidade de auto-avaliação nas crianças
Instituir e fazer funcionar um conselho de alunos (Conselho de Classe ou de escola) e negociar com os alunos diversos tipos de regras e contratos
Oferecer atividades de formação optativas, de modo que o aluno componha livremente parte de sua formação
Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno

5. Trabalhar em equipe
Elaborar um projeto de equipe, representações comuns
Coordenar um grupo de trabalho, conduzir reuniões
Formar e renovar uma equipe pedagógica
Confrontar e analisar juntos situações complexas, práticas e problemas profissionais
Gerir crises ou conflitos entre pessoas

6. Participar da gestão da escola
Elaborar e negociar um projeto da escola
Gerir os recursos da escola
Coordenar e estimular uma escola como todos os parceiros (pára-escolares, do bairro, associações de pais, professores de língua e cultura de origem)


7. Informar e envolver os pais
Coordenar as reuniões de informação e de debate
Conduzir as entrevistas
Envolver os pais na valorização da construção de saberes

8. Servir-se de novas tecnologias
Utilizar os programas de edição de textos
Explorar as potencialidades didáticas de programas com relação aos objetivos dos vários domínios do ensino


9. Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão
Prevenir a violência na escola e na cidade
Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais
Participar na definição de regras de vida comum no tocante à disciplina na escola, as sanções e a apreciação da conduta
Analisar a relação pedagógica, a autoridade e a comunicação em classe
Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade, o sentimento de justiça

10. Gerir sua própria formação contínua
Saber explicitar suas práticas
Fazer seu próprio balanço de competências e seu programa pessoal de formação contínua
Negociar um projeto de formação comum com os colegas (equipe, escolas, rede)
Envolver-se em atividades no domínio de um setor do ensino ou do DIP6
Colher e participar da formação dos colegas

fonte: h
ttp://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_1999/1999_34.html

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