Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

terça-feira, 26 de maio de 2009

APRENDER BRINCANDO NO BERÇÁRIO

Higiene bucal dos bebês

Quando deve começar a limpeza dos dentes de leite?
Antes da erupção dos primeiros dentes a boca e a gengiva, deverão ser limpas com a ponta de uma fralda com água filtrada, tornando mais limpa, assim como acostumar a criança à manipulação de sua boca. Quando erupcionar os dentes deve fazer a limpeza sempre que possível, principalmente à noite logo após a última mamada: molhe uma gaze com água oxigenada de 10 volumes, bem diluída com água fervida esfregando os dentes, inclusive a língua.
Após o nascimento de todos os dentes, não esquecendo da língua, iniciar a higienização com escova dental.

Como a escola pode deixar os dentinhos do bebê sempre branquinhos e saudáveis?

Na boca do bebê existem diversos tipos de bactérias que provocam a cárie. A cárie é uma doença infecto-contagiosa multifatorial que destrói os dentes. A principal causa da doença é a falta da limpeza. Por isso, devemos iniciar a limpeza da boquinha do bebê logo nos primeiros meses de vida, mesmo antes dos dentinhos nascerem.
Como limpar?

Devemos enrolar no dedo indicador uma gaze ou fralda e umedecer em água filtrada, em seguida passamos delicadamente em toda gengiva, língua e bochechas. Com o passar dos dias, seu bebê irá se acostumar com o ato da limpeza, e esta se tornará uma atividade agradável para ele. Através desse simples cuidado, e de visitas periódicas ao odontopediatra, o bebê estará livre da cárie e será uma criança privilegiada e diferenciada.
Após a erupção dos dentes: escova + creme dental+ fio dental
Tão logo apareça o primeiro dente, você deve realizar a higienização após as refeições e antes da criança se deitar; procure utilizar uma escova com cabeça pequena, cerdas macias e troque-a quando as cerdas começarem a virar para os lados.
O emprego do creme dental nessa fase(0 à 3 anos) deve ser feito com muita moderação apenas 1 vez/dia. Cuide para que o bebê não o engula, já que o flúor, componente presente nos cremes dentais, é benéfico na prevenção de cárie, porém quando ingerido em excesso pode provocar o surgimento de manchas nos dentes permanentes que estão em formação.
2 à 8 dentes: gota de pasta= tamanho do grão de alpiste.
10 à 16 e 20 dentes: gota de pasta= tamanho do grão de ervilha






.

4 comentários:

  1. Meu Matheus adoooooooooooora escovar os dentes. Uso uma pasta sem fluor e ele sempre fica empolgado com a hora de escovar dentes porque faço desta hora um momento divertido!!!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Dedeia, toda aprendizagem fica muito mais interessante quando acontece em momentos de prazer!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Professora Ivone você estar de parabens pelo conteúdo do seu blog. É verdadeiramente construtivo.
    Eu fico muito feliz em perceber um trabalho tão lindo desenvolvido junto às crianças.
    Parabens!

    ResponderExcluir
  4. Olá professora Rita!! Nós educadores da E. M. "Profª Ivonne dos Santos" Ficamos grata com seu comentário! Seja bem vinda!
    Um abraço

    ResponderExcluir