Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

terça-feira, 24 de março de 2009

Como trabalhar os sentidos da criança


Sabemos da importância das Explorações Sensoriais no desenvolvimento infantil, e muitas vezes, nós educadores nos sentimos desorientados diante da necessidade de planejarmos situações onde deverá ser trabalhado estes aspectos, deste modo, colocamos aquí algumas dicas para nos auxiliar em nossos planejamentos:


Como trabalhar os sentidos da criança?
A criança adquire noções concretas e exatas do mundo que a rodeia por meio de exercícios sensoriais.


exploração tatil com sagú.

Os jogos educativos destinados a exercitar os sentidos constituem um valioso auxiliar.
Nada melhor para exercitar os sentidos do que por a criança em contato direto com a natureza, fazendo-a observar as árvores, flôres, pássaros, explorando das mais diversas maneiras o mundo que a cerca.

observação do meio

TATO



É útil o exercício que tem a finalidade de obter uma maior destreza e agilidade das mãos. Entre dois e cinco anos é um período de desenvolvimento muito importante da vida humana.
Nesta idade a criança não só vê, escuta, como tem a necessidade de apalpar.


Para a criança não basta que lhe diga onde se encontra um determinado objeto, ela necessita vê-lo, apalpá-lo para tomar conhecimento de sua existência.
Para exercitar o sentido do tato nada melhor que a prática de modelagem, do rasgar (para os menores) e do recorte.
Abotoar, amarrar, raspar, puxar, bordar, tecer, trançar, molhar, amassar, enfiar contas são excelentes exercícios.



Não se deve nunca fazer por uma criança, o que ela pode fazer por si só;
A criança reflete em todos os seus atos o ambiente em que vive;



Se a criança utiliza espontâneamente a mão esquerda para comer, jogar bola, segurar objetos, etc. ela é canhota;
Obrigar a criança a trabalhar e a comer com a mão direita é um erro grave;
Corrigir tal "defeito" pode trazer graves consequências como gagueira, timidez, repugnância geral pelo trabalho escolar, conflitos com os pais e mestres, insegurança geral, etc.



Bolinho de lama? Quem nunca fez?

Aaahaaa! Massagem....como é bom...

...Olha a minha mão?????

VISÃO


Os jogos e exercícios sem auxílio da vista, isto é, com os olhos vendados são meios eficazes para identificar e distinguir superfícies ásperas e lisas, tecidos finos e grossos, lã e sêda, forma e tamanho.
Para desenvolver o sentido da vista é preciso acostumar a criança a observar e distinguir a variedade de cores;
A pintura, o desenho e a construção com blocos são de grande valor educativo;


Os lápis e giz de cores são instrumentos de fácil manejo e de que a criança muito gosta; A criança tem no desenho uma de suas atividades preferidas; Através do desenho, a criança desenvolve sua capacidade de observação, a coordenação motora, o gosto artístico, adquirindo conhecimentos úteis e bons hábitos de camaradagem, disciplina e amor ao trabalho;
O desenho de imaginação é o mais indicado, sendo preferível o espontâneo;
Portanto deverá haver, na sala de aula, à disposição das crianças, que deles se utilizarão livremente, de acordo com a preferência ou o interesse do momento, papel liso, em folhas grandes e espessas, lápis e giz de cores, tintas, quadro negro, brochas e pincéis.




..Muitos, muitos desenhos coloridois...

Olha a concentração visual...

AUDIÇÃO


Para desenvolver a audição é preciso ensinar-lhe a ouvir;
Para aprender a ouvir é preciso distinguir e reconhecer os ruídos, os sons, as vozes e o silêncio;
A música ocupa papel de destaque entre as atividades aconselhadas para educação do ouvido;
Acompanhar com palmas, os diversos ritmos de uma música conhecida, é um excelente exercício;


pshiiiuuuu!! Hora de "ouvir" o silêncio...


"Dançando conforme a música..."

OLFATO



Para a educação do olfato é aconselhável exercitar a criança a reconhecer flôres pelo seu perfume; frutas pelo aroma, diferentes tipos de chás, e outros objetos com cheiros característicos como baunilha, pasta de dentes, etc


...maizena tem cheiro de que...?



PALADAR


Para educar o gôsto é aconselhável habituar a criança a diferenciar pequenas porções tais como: Sal e açúcar - Laranja e limão - Doce, salgado e amargo;

Hum...! Só não sabemos o que foi melhor, fazer ou chupar o gelinho...

Todos esses exercícios são meios práticos de educação dos sentidos .

4 comentários:

  1. muito interessante,principalmente para alunos de formação de docentes como eu...
    muito lindas suas crianças.
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Bem vinda May!
    Procuramos além de relatar nossas experiências deixar artigos ou trechos de bibliografias que fundamenta nossa praxis pedagógica.
    continue nos visitando...

    ResponderExcluir
  3. adorei suas dicas vou usa-las como dinamica para um trabalho da universidade!!!parabens

    ResponderExcluir
  4. Muito educativo! Parabéns!

    ResponderExcluir