Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Fique Por Dentro: CONAE

Conae - Conferência Nacional de Educação


Foram aprovados a ampliação do investimento da Educação em relação ao PIB e a criação de uma Lei de Responsabilidade Educacional

Dos dias 28 de Março à 1º de abril aconteceu em Brasília, a Conferência Nacional de Educação (Conae). A conferência deve fornecer as diretrizes para a elaboração do próximo Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2011 a 2020. Entre os principais pontos aprovados estão a ampliação do investimento em relação ao PIB, o Custo Aluno Qualidade e a necessidade de uma Lei de Responsabilidade Educacional.

O evento, que contou com a participação de diversos setores da sociedade ligados à Educação, discutiu de forma democrática os principais desafios da área e aprovou diversas medidas que consideram essenciais para que o País avance. Embora não tenha um caráter normativo para tornar efetivas as decisões aprovadas na conferência, elas sinalizam para o executivo e o legislativo, responsáveis pela elaboração do PNE, o que os setores mobilizados esperam para o próximo PNE.

Em relação ao financiamento, ficou aprovado a destinação de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) para Educação até 2011, devendo alcançar, em 2014, o patamar de 10%. Na avaliação dos delegados da Conae, 50% do fundo social do pré-sal também deve ser destinado à Educação.

Outra proposta aprovada foi a utilização do Custo Aluno Qualidade inicial (CAQi), que estipula os valores mínimos por aluno para a garantia dos insumos necessários para cada etapa da Educação Básica. Ainda dentro da proposta do CAQi, também foi aprovada a necessidade de complementação da União de 1% do PIB para que o instrumento possa ser implementado.

A criação de uma Lei de Responsabilidade Educacional também foi ratificada. A proposta prevê um projeto de lei que obrigue os responsáveis pela gestão e financiamento da Educação em todos os níveis para que seja garantida a Educação de qualidade a todas as pessoas, conforme previsto na Constituição brasileira.

Além destes, a conferência também aprovou o fortalecimento dos conselhos de Educação e a necessidade da criação de fóruns nacionais, estaduais e municipais, cujo principal objetivo será o acompanhamento dos planos educacionais.

Temas polêmicos, como as eleições diretas para diretor, também passaram, assim como a determinação de um número máximo de alunos por sala de aula em todos os níveis de ensino. O limite aprovado é 15 alunos por turma na pré-escola; 20 no Ensino Fundamental; 25 no Ensino Médio e 35 no Ensino Superior.

Em relação à Educação Infantil, ficou aprovado que a oferta deve ser feita apenas por instituições próprias dos sistemas públicos de ensino. Para que isso ocorra, foi previsto um processo de transição. A determinação é que o sistema de convênios atual não possa ser expandido, mantendo-se no mesmo patamar até 2014, o objetivo é que essa prática não exista mais em 2018.

Durante cinco dias, a Conae reuniu mais de 3 mil pessoas: 2,5 mil delegados, 500 observadores e mais de 130 jornalistas. Segundo o Ministério da Educação, o custo total da conferência, considerando as etapas municipais, estaduais e a nacional, foi de cerca de R$ 35 milhões.

domingo, 4 de abril de 2010

Brincar se aprende Brincando

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"Somente o verdadeiramente vivido sobrevive." Guimarães Rosa
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Brincar se aprende brincando, e é brincando que se dá sentido às descobertas e que se busca a autorrealização.
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O vivido que sobrevive.

Na escola Ivonne dos Santos, o foco central é o brincar, e a opção é por firmar-se nas espontaneidades que as crianças criam para uma descoberta de sí mesma, e no papel dos educadores de promover e oportunizar situações ricas em experiências, criando condições para que estas crianças possam vivenciar momentos de prazer, alegria, descobertas e aprendizagens.

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Oferecer às nossas crianças uma infância que lhes está sendo tirada, com direito à arvores, água, pés descalços, lama, emoção, escorregas, rodopios e gargalhadas!!

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Para encerrar as atividades de verão, organizamos nossa
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1ª Semana Maluca de 2010,
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Tema: Vamos brincar lá fora????
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dia 29/03
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Dia da Lona (com Lama!!)



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Confiram o vídeo nº 1
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Depois da brincadeira, hora de tomar banho e se secar no sol

Prô Michele e sua turminha do Infantil II

Prô Dagmar E sua turma do Infantil IV e V - Integral



Prô Elaine e sua Turminha do Infantil III - B

Prô Lurdes e sua turminha do Infantil III - A


Dia 30/03
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Dia do Banho de Esguicho
e
Explorações com Água.
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Sim, a brincadeira é a expressão básica da experimentação pelas crianças.
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Jogo Cooperativo: Agarre a Bexiga (cheia) !!

Explorações com água.

Vale tudo pelo prazer da brincadeira e aprendizagem: Garrafas, potinhos, baldes...
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Diferentes sensações...
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Seja com Esguicho...

ou até Regador...

vídeo nº 2

Banho de sol





31/03
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Que Papelão!!!
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Não podia faltar... escorregar com papelão no barranco...





vídeo nº 3 :
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Jeroooooooonimooooooooo!!!!!!!!!!!

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Vídeo nº 4

Aquí, o educador é tambem creança, criação contínua de sí mesmo.

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O fato é que não nos contentamos com as CORES PLANAS de que normalmente a educação se reveste, com uma pedagogia recheada de formulas, porém esvaziadas de sentido; mas nos fartamos de cores e MISTURAS enigmáticas, experimentando e buscando, o essencialmente humano, profundo, complexo e belo. (Soraia Chung Saura)
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ATÉ A PRÓXIMA!

Páscoa? Qual seu significado??


Dia 31/03

Páscoa ????
Na Ivonne, o significado é : Compartilhar

Para tornar este termo significativo à nossas crianças, contamos a história da Galinha Ruiva , em forma de teatro. Uma história que fala sobre a importância da união e da partilha ...

Deixamos que as crianças decidissem o final da história: Qual atitude deveria tomar a Galinha Ruiva?

Comeria com seus filhotes o pão que tinha feito sozinha? Ou mesmo sem terem colaborado faria a partilha com seus amigos?


Confiram as imagens






Prô Micheli como Galinha Ruiva


Prô Lurdes como Pintinho


equipe tem que participar...




Hora de partilhar o pão



A Galinha Ruiva proveitou para fazer a entrega dos ovos de chocolate




sexta-feira, 2 de abril de 2010

Rodas circulares!

A percepção da riqueza do trabalho com as rodas circulares é muito interessante, pois, além de desenvolver movimentos e vivenciar as danças, as rodas vão aos poucos propiciando às crianças o fazer coletivo, o silêncio, o respeito aos limites do outro... afinal de contas, rodas se formam e se desfazem ao natural, em coreografias agradáveis e espontâneas, bonitas como a vida e imperfeitas como o mundo.

HPIM4470 Infantil “IV” Professora Débora

HPIM4477 HPIM4482

 

 

 

 

 

 

 

virtudes 3 (5)

Infantil “V” Professora Viviane virtudes 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

…Nesse exercício de enfeitar, dançar, reviver e religar, não há quem não se encante, quem não se poste seduzido em fascínio. Quem participa fazendo, quem participa assistindo, vale lembrar que participantes somos todos. Encantamento, porque as rodas estão recheadas de sentido, estes inenarráveis, mágicos e maravilhosos. Assim, estar criança no meio de uma roda colorida e barulhenta é aventura de viver em um mundo mitológico e de encantarias!

sábado, 27 de março de 2010

RCNEI

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, tem sido um dos nossos objetos de estudo, discussão e reflexão nos HTPC.

Confiram o vídeo:

Qualquer boa informação, nunca é demais...



Então, deixamos aqui uma reflexão que surgiu na nossa equipe...

Se temos disponível um material tão rico, que envolve todas as problemáticas da educação infantil , sem deixar receitas, mas dando subsídios para que os professores reflitam sobre sua prática pedagógica fortalecendo e valorizando a escola como espaço de aprendizagem pela experiência; Porquê ainda encontramos práticas que conduzem ações autoritárias, restritivas ou impostas em prol de fundamentos metodológicos esvaziados de sentido????

Só uma reflexão...

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ABERTO O ANO DE COMEMORAÇÕES!!!

ESTE ANO NOSSA ESCOLA COMEMORA 10 ANOS!!

O ano de 2010 será vasto em comemorações na escola Ivonne!! As comemorações se prolongarão pelo ano mas tiveram início no dia do aniversário dos 10 anos, dia 25 de março, quando oficializamos nosso projeto institucional 2010!

PROJETO

A

IVONNE É

10 !!

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COMEMORAÇÃO

PELOS 10 ANOS

DA ESCOLA MUNICIPAL

PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS

Estão previstas várias ações comemorativas durante 2010. Aguardem e confiram!!!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Botando para fora – auto-expressão pela Arte


O propósito da arte no currículo da educação infantil é estimular as crianças a explorarem meios artísticos e proporcionar um veículo para a expressão criativa de cada criança.
Fazer arte não é imitar o trabalho dos outros (o modelo do professor), nem colorir um desenho.

A arte é um processo, e não um produto.

Ela costuma ser confusa e incompleta, segundo os padrões adultos, mas é uma representação do mundo da criança, de como ela o enxerga e consegue expressá-lo.
Seu papel como professor é estabelecer um ambiente propício à criatividade, proporcionando materiais adequados e mantendo a atitude correta. Uma variedade de materiais adequados para o nível evolutivo de cada criança promove as habilidades criativas que TODAS as crianças possuem.

Respeite o trabalho de cada uma; evite comparações e julgamentos.
O esforço de cada uma é suficientemente valioso para ser apresentado, mas não é necessário apresentar o trabalho de todas as crianças ao mesmo tempo. Menos vale mais na sala de aula da educação infantil. Escolha três ou quatro crianças por semana e apresente seus trabalhos artísticos. Todos irão parar para dar uma olhada no trabalho dos “artistas da semana”.

Peça que as crianças falem sobre seus trabalhos. “Fale-me sobre sua pintura” indica interesse no trabalho; “O que é isso?” pode fazer a criança sentir-se inadequada em sua expressão artística. Uma atmosfera rica e um professor carinhoso e instruído são componentes o artista em desenvolvimento.

O uso dos materiais de maneira que os limites sejam determinados apenas pelos meios artísticos fornecidos e pela imaginação da criança possibilita que elas expressem a sua percepção única do mundo.

Este capítulo oferece atividades abertas, nas quais todas as crianças podem se sentir hábeis e o processo é mais valorizado do que o produto. São fornecidas experiências com uma variedade de meios e de formas artísticas, juntamente com sugestões para outras aplicações.


Curiosidades sobre o cérebro



✩ A capacidade de segurar um pincel ou um lápis de cera baseia-se no hemisfério cerebral esquerdo.
Os aspectos da arte ligados à emoção e à comunicação baseiam-se no hemisfério direito.
✩ A criatividade atinge o seu máximo nos anos da educação infantil.