Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

quinta-feira, 19 de março de 2009

19 de Março - Dia Da Escola.

Pesquisando em alguns sites para confirmar, verificamos que não existe uma data oficial onde se comemora o "Dia da Escola", algumas fontes indicam dia 19 de março, outras dia 15 de Março, Mas isso não vem ao caso, até mesmo, por que aquí não nos prendemos à Data Comemorativas, e para nós, o Dia da Escola é TODOS OS DIAS!!!!!

A principal intenção desta postagem é refletirmos (mais um pouco), nas palavras do nosso mestre...

A ESCOLA

"Escola é...

O lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...

Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.

O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão.

Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.

Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém.

Nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’!

Ora , é lógico...numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz."


Paulo Freire




quarta-feira, 18 de março de 2009

Movimento - Dimensões Subjetiva e Objetiva


O Eixo Movimento
é trabalhado com atividades diferenciadas respeitando suas duas dimensões:
Expressividade e Mobilidade.

Para trabalhar a Expressividade da criança procuramos desenvolver atividades que engloba as expressões, sensações e sentimentos , através das manifestações corporais como: Brincadeiras cantadas que envolvam ritmo e movimento simultaneamente, brincadeiras de estátua, mímica, imitação, danças, massagens, relaxamento e... o Baú Encantado ( é isso mesmo! Aderimos a idéia do projeto da sala diferenciada! ) onde é oferecido às crianças diversas fantasias, roupas e acessórios, alí criam seus figurinos e diante do espelho se observam, compartilhando descobertas fundamentais de reconhecimento e identidade.
"preparação"
"Pausa para o clic!"

"Salto Ornamental"

Para desenvolver a dimensão da Mobilidade, desenvolvemos ações e brincadeiras que envolvam aspectos ligados a Coordenação do Movimento e Equilíbrio. Atividades que ajudam as crianças a ter uma percepção adequada de seus recursos corporais, possibilidades e limitações, sempre em transformação, dando condições para que aperfeiçoem suas condições motoras.

Vídeo:
Circuito com o Infantil III - Prô Elaine

sexta-feira, 13 de março de 2009

As crianças exploram, sentem, agem, refletem e elaboram sentido através de suas experiências...O prazer da atividade advem da ação exploratória" RCNei


"Aprendemos a ler o mundo, antes mesmo de decifrar as letras..." - Paulo Freire

Infantil IV - Explorando o amido antes da pintura de amido com guache.


Infantil II - Explorando texturas... farinha de trigo

... dificil resistir não por na boca, né Léo? Só não pode engolir...

Pintura com gelo colorido

Fazendo gelinhos

Gelinhos coloridos para pintar...

Infantil III - Exploração do Sagú


Infantil III - Exploração do amido, antes de iniciar a pintura de amido com guache.


Vídeo:

Infantil II - Exploração da farinha na confecção da massinha de modelar.


Trocando Sensações...

E agora? Qual é a sensação ao tocar nas mãos do amigo ?

quarta-feira, 11 de março de 2009

"Iniciação à arte para crianças pequenas"

"É o processo, não o produto."
As crianças de zero a quatro anos de idade exploram a arte como uma experiência de aprendizado ou uma vivência e estão mais interessados em fazer arte do que em produzir um belo "produto final"...assim, o trabalho do adulto é simplesmente deixar que esse processo aconteça!!! MaryAnn Kohl

Image and video hosting by TinyPic

terça-feira, 10 de março de 2009

ADORAMOS FAZER ARTE!!!!!


Crianças pequenas são como exploradores em uma aventura no território novo e empolgante das experiências, descobrindo a tinta junto com suas possibilidades e seus resultados.

Um dos melhores aspectos do uso da tinta é o fato de que não é necessário muito esforço para cobrir uma área grande (as crianças gostam de “grande”).

As crianças pequenas gostam de utilizar a tinta mais do que de criar uma pintura acabada. A frase “é o processo, não o produto” nunca foi tão verdadeira ou tão óbvia quanto nos momentos em que utilizam esse material.

Elas gostam de sobrepor a tinta, misturar as cores até que não se possa reconhecê-las, descobrir como funciona um pincel e investigar os mistérios daquilo que uma tinta pode ou não pode fazer.

O trabalho do adulto é apenas “deixar acontecer”, dispondo uma quantidade ampla e variada de materiais para a criança e simplesmente admirando seu avanço no processo de descoberta artística.

Esteja pronto para ajudar a transportar pinturas molhadas para locais de secagem, para ter à mão esponjas e baldes de água ensaboada e para alcançar prontamente um rolo de papel.

Não há jeito certo ou errado de pintar – apenas o jeito da criança!


Infantil III - B
Explorando a magia das cores e diferentes temperaturas com
TINTA MORNA DE AMIDO
...a princípio, um mingau transparente...

VÍDEO:

Colorindo a tinta com a anilina

...transformação...

João Lucas

Thomas, Camilly e Fernanda

sentindo a diferença de temperatura... tinta morna no azulejo gelado...

...diversas sensações...

...com as mãos...

...com os dedos...

..até as unhas...

Jennifer - Infantil IV - A

... No Berçário...

Paulo infantil IV B - azul ou amarelo? Eis a questão!!

Receitinhas de Tintas para Pintura com Mãos e Dedos

Tinta de amido

Misture previamente 1/2 xícara (120 ml) de amido
e 1/2 xícara (120 ml) de tinta guache
líquida em uma xícara.
Com uma colher, ponha um pouco da mistura sobre
o papel para pintar com os dedos.
Tinta superfácil (feita pelas próprias crianças)
Coloque uma pequena porção de amido em
um pedaço de papel, jogue uma ou duas colheres
(15-30 ml) de têmpera líquida em cima. Estimule a
criança a misturar a tinta com as mãos, espalhando
e pintando com seus dedos.

Tinta morna de amido
Dissolva uma xícara (240 ml) de amido de milho em
1/2 xícara (120 ml) de água fria e reserve. Ferva três
xícaras (720 ml) de água em uma panela, em fogão
ou chapa quente (somente adulto). Retire a panela
do calor e acrescente a mistura de amido de milho à
água quente, mexendo sempre. Coloque a panela de
volta ao fogão e ferva a mistura por cerca de um
minuto, até que fique transparente e grossa.
Acrescente 1/2 colher de chá (2 ml) de corante de
comida (certifique-se de que o amido de milho
esteja dissolvido antes de acrescentar o corante, ou
ficará granuloso). Deixe que a tinta esfrie; estimule a
criança a pintar com a tinta morna (não quente).

Tinta cremosa de sabão em pó
Coloque duas xícaras (480 ml) de água morna em
uma tigela. Acrescente uma xícara (240 ml) de sabão
em pó e bata com uma batedeira elétrica até que
esteja grosso. Junte meia colher de chá (2 ml) de
corante de comida. Com uma colher, coloque tinta
sobre o papel para a pintura com os dedos
(certifique-se de utilizar sabão neutro, e não sabão
em pó comum. Você também pode ralar uma barra
de sabão para fazer seu próprio pó). Não coloque a
parte que não for utilizada na pia, pois poderá
entupir os canos.
Pintar com os dedos é “a” experiência de pintura
clássica para crianças. Escorregadia, fria e
pegajosa, a tinta nos dedos proporciona uma
atividade sensorial divertida (e importante) para
que as crianças façam suas descobertas com as
mãos, espalhando e fazendo escorrer no papel,
descobrindo desenhos criados pelas unhas, pelas
pontas dos dedos e pelas palmas das mãos.

Guache para pintar com os dedos, fácil de
limpar

Misture 1/4 de xícara (60 ml) de guache com 1/8 de
xícara (30 ml) de sabão líquido. Com uma colher,
coloque a mistura sobre um pedaço de papel para
pintar com os dedos.