Enxergar nossa criança por inteiro permite garantir melhor seu direito à infância.
Podemos potencializar cada uma de suas experiências, oferecendo atividades e criando boas oportunidades para os diversos aspectos de seu desenvolvimento.
Garantir seu direito ao brincar – espaço e tempo, com autonomia e liberdade – é dar apoio a essa idéia!
A escola é um espaço em que a criança passa uma boa parte de seu dia, e por isso deve ser o primeiro lugar a levar em conta a criança por inteiro. O desenvolvimento intelectual deve ser trabalhado, mas ele é tão importante quanto a expressão corporal, as múltiplas linguagens e a socialização.
E por que a escola? A Escola é um dos espaços mais adequados para essas explorações, pois é nela que as crianças encontram outras crianças e podem criar jogos corporais, lúdicos. É na escola que elas podem se reconhecer nos gestos do outro, ampliar seu repertório de movimentos, enfim, potencializar seu desenvolvimento.
Quando ressaltamos a importância das brincadeiras nos espaços escolares, estamos ressaltando o desenvolvimento de nossas crianças de forma genuína e significativa. A escola precisa incentivar suas crianças a brincar, e seus professores a estudar os benefícios das brincadeiras.