Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

domingo, 20 de junho de 2010

Contar, ler e ouvir

Mal começa o dia de aula na escola Ivonne e surge um ônibus diferente no horizonte... Está muito frio, mas mesmo assim ninguém resiste a ter uma manhã cheia de literatura, poesia e cultura.

PICT0108

A parceria com as contadoras de história vem de encontro com uma das frentes do nosso trabalho: a importância das crianças terem contato com livros, mesmo que ainda não saibam ler, pois, sabemos que para os pequenos, a escrita é apenas um conjunto de marcas em folhas de papel. Um adulto, ao ler uma história para crianças, faz com que essas marcas ganhem vida e os pequenos tenham acesso a tudo que mora dentro dos livros...

PICT0164

“Se estivermos objetivando formar leitores competentes desde pequenos, é preciso, desde muito cedo, estarmos atentos ao fato de que leitura e a literatura deverão estar presentes em nosso trabalho diariamente.” Sariane da Silva

Contar, ler e ouvir diariamente...

A leitura, acima de tudo, deve ser feita com prazer. Ler apenas para se deliciar com o lido, sem necessariamente desenvolver uma outra tarefa posteriormente. Afinal, quando vamos ao teatro ou ao cinema, o fazemos para depois então, obrigatoriamente, comentar o que foi assistido com alguém? Ou responder questionamentos sobre o que assistimos? Quando ouvimos uma música precisamos interpretá-la para compreendê-la? Ou sentir e emocionar-se podem ser suficientes?

Com a leitura em educação infantil pode ser assim também: ler para emocionar-se, para divertir-se, para ler simplesmente. Não que a leitura também não possa nos fazer dar conta de algumas questões, ou que a tarefa posterior à leitura de um livro infantil seja “proibida para menores”,mas, que não seja este o objetivo único com os pequenos.

EMOCIONE-SEPICT0141Léo representando o infantil “I”…

PICT0173Turma da Professora Rosana, infantil IVeV…

PICT0114 PICT0130

Estimular a leitura com crianças que mal aprenderam a falar, pode ser o caminho mais curto para a formação de um futuro leitor…

PICT0120

PICT0147

PICT0128

VALEU FABIANA E ATÉ A PRÓXIMA!!

Um comentário:

  1. Fabiana, tudo bem?

    Sou Sariane, autora do texto que você citou neste post. Gostaria de saber como chegou até ele.
    Abraço,
    Sariane

    ResponderExcluir